Com isso, pode-se dizer que esses três cientistas elevaram Alfred Wegener à categoria de um dos cientistas mais importantes da história uma vez que a Tectônica de Placas explica e complementa a Deriva dos Continentes ao tratar dos mecanismos internos da Terra (as correntes de convecção do magma) que provocam os ...
Os geólogos pensam que há cerca de 325 milhões de anos toda a terra deste planeta estava unida num "supercontinente", a que chamaram Pangeia. Mas, à medida que as placas se deslocaram, a terra deste supercontinente começou lentamente a separar-se. Chama-se a este movimento a deriva dos continentes.
As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.
Segundo a teoria da tectônica de placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terremotos e erupções vulcânicas.
A Teoria da Deriva Continental explica a formação e movimentação dos continentes e do assoalho oceânico na crosta terrestre. Além disso, afirma que todos eles já estiveram juntos formando um único continente chamado Pangeia.
A Teoria das Placas Tectônicas diz que a crosta da terra é fragmentada em grandes blocos semirrígidos, isto é, em placas que abrangem os continentes do mundo e as profundezas dos oceanos. As placas se deslizam sobre o magma, empurradas por forças originadas no interior do Planeta Terra.
deriva continental. Deslocamento das áreas continentais que se afastam ou se aproximam na dependência dos deslocamentos das placas tectônicas em que se inserem.
A Teoria da Deriva Continental explica a formação e movimentação dos continentes e do assoalho oceânico na crosta terrestre. Além disso, afirma que todos eles já estiveram juntos formando um único continente chamado Pangeia.
Os continentes se movimentam porque eles estão em cima de uma camada chamada litosfera, que flutua livremente sobre uma camada quase líquida chamada de manto.
O Brasil, entretanto, não está localizado na borda de nenhuma placa tectônica. Na verdade, o país encontra-se localizado no meio da placa sul-americana. Como terremotos maiores são observados com mais frequência na borda das placas, é por isso que não ocorrem terremotos significativos no Brasil.