As marés são o movimento periódico de elevação e declínio das águas do mar, formando as ondas por meio da forte interferência dos ventos, que transfere parte de sua energia para a água. ... A influência da Lua provoca correntes marítimas que geram duas marés altas e duas baixas diariamente.
As marés são movimentos oceânicos que ocorrem graças à atração gravitacional do Sol e da Lua sobre a água dos mares.
Os movimentos de subida e descida do nível do mar – as chamadas marés – também sofrem influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta. Assim como a Terra atrai a Lua, fazendo-a girar ao seu redor, a Lua também atrai a Terra, só que de um jeito mais sutil.
O sucesso que Newton obteve na explicação desses fenômenos constituiu um grande triunfo para a teoria da Gravitação Universal. Não pare agora... ... Esse fenômeno ocorre em razão do movimento periódico de subida e descida do nível da água, produzindo dessa maneira as chamadas marés altas e marés baixas.
As marés são as alterações no nível do mar. Elas são influenciadas pela força gravitacional do Sol e principalmente da Lua: à medida que o movimento entre a Terra, Sol e Lua acontece, a movimentação do mar varia, fazendo com que o nível da água do mar desça ou suba acima do seu nível regular.
2. [ Astronomia ] Conjunção da Lua e do Sol, na lua nova e na lua cheia, quando as marés altas são maiores e as marés baixas são menores, que provoca as chamadas marés de águas vivas (ex.: maré de sizígia).
É a atração gravitacional que a Lua exerce sobre o Planeta Terra que ocasiona o movimento das águas oceânicas, que chamamos de marés. O Sol também influencia no movimento das marés.
As maiores marés sobre a Terra são causadas pela Lua. Em regra geral, quando a Lua se encontra o mais próximo possível do zênite de um local, ou diametralmente oposta, temos a maré alta. Quando a Lua se encontra a cerca de 90o dessa região, temos as marés baixas.
Em regra geral, quando a Lua se encontra o mais próximo possível do zênite de um local, ou diametralmente oposta, temos a maré alta. Quando a Lua se encontra a cerca de 90o dessa região, temos as marés baixas. O intervalo de tempo entre duas marés altas causadas pela Lua é de cerca de 12h25m.
Maré de sizígia Quando estamos em Lua Cheia ou Lua Nova, a força gravitacional da Lua combinada com a do Sol, cria amplitudes maiores da maré (ou seja, marés altas maiores que a média e marés baixas menores do que a média - o mar avança/recua mais em relação à faixa de areia). Neste caso, ocorre a maré de sizígia.