Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos.
As enzimas são substâncias orgânicas que participam de diversas reações químicas importantes para o funcionamento do organismo. Elas estão presentes no interior das células e atuam de modo a aumentar a velocidade dos processos químicos que garantem a vida.
CLASSIFICAÇÃOTIPO DE REAÇÃO QUE CATALISAMODO DE ATUAÇÃOHidrolasesreações de hidrólisequebra lipídios quebra proteínasLiasesquebra de ligações duplasremoce CO2Isomerasesisomerizaçõesconverte formas cis e transLigasesformação de ligaçõescombina dois grupos
A parte da enzima em que o substrato se conecta é chamado de sítio de ativação (uma vez que é aí onde ocorre a "ação" catalítica). O substrato entra no sítio de ativação da enzima, formando o complexo enzima-substrato. A reação então ocorre, convertendo o substrato em produtos e formando um complexo produtos e enzima.
As enzimas são proteínas que catalisam reações químicas as quais ocorrem em seres vivos. ... Um exemplo da atividade das enzimas ocorre no processo de digestão. Graças à ação das enzimas digestivas, as moléculas dos alimentos são quebradas em substâncias mais simples. A eficiência de uma molécula de enzima é muito grande.
Enzima é um elemento orgânico celular que, na maioria das vezes, é proteína, salva raras exceções em que são ácidos nucleicos (riboenzimas). Elas servem como catalisadores biológicos nas reações químicas do nosso organismo, aumentando a velocidade dos processos metabólicos.
A atividade enzimática é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo.
As enzimas são classificadas nos seguintes grupos, conforme o tipo de reação química que catalisam:
(UFMA) As enzimas, biocatalizadoras de indução de reações químicas, reconhecem seus substratos através da: ... De acordo com o modelo chave-fechadura, considera-se que uma enzima encaixa-se perfeitamente em seu substrato em decorrência da sua forma tridimensional.