Analisar o resultado operacional de uma companhia é fundamental, mostra o potencial de geração de caixa de um negócio, pois indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais. Inicialmente é importante definir os custos, subtraindo-se esse custo da receita, obtém-se o lucro bruto.
A capacidade da empresa em gerar caixa deverá ser mensurada através da sua própria operação, sem contar com outros tipos de receitas que não sejam exclusivamente provenientes de sua atividade como: valorização do dólar, prêmios de fornecedores, engenharia financeira, fiscal e tributária.
Criar incentivos que diminua a inadimplência de seus clientes é uma excelente alternativa para que deseja melhorar a geração de caixa de sua empresa. Desse modo, é possível oferecer desconto para os clientes que realizarem os seus pagamentos antes da data prevista para o vencimento.
Lucro nada mais é do que a receita menos a despesa. Geração de caixa é o recebimento menos o pagamento. ... Se a empresa vende muito, e tem poucas despesas, terá um bom lucro.
1. Faturamento. O faturamento é um dos principais indicadores financeiros para mensurar a saúde financeira do negócio. Ele consiste na soma de todos os valores obtidos com as vendas de produtos e/ou serviços na empresa em um determinado período, geralmente mensal ou anual.
Para calculá-lo, basta subtrair das receitas os custos de produção, a folha de pagamentos e os custos fixos e variáveis, desconsiderando as tributações.
A Geração de caixa é responsável por apontar a capacidade que uma empresa possui em arcar com as suas responsabilidades financeiras ao final de cada mês. Ou seja, é uma análise capaz de indicar se a pessoa jurídica possui caixa suficiente para pagar todas as suas operações durante determinado período.
A melhor capacidade de geração de recursos de caixa promove, entre outros benefícios à empresa, menor necessidade de financiamento dos investimentos em giro, reduzindo seus custos financeiros.
Lucro é o que sobra da conta receita menos despesas, se a receita for maior que a despesa. Caso contrário, é prejuízo. Fluxo de caixa é a movimentação financeira da empresa. ... Além de um Resultado Operacional Positivo (lucro), a empresa precisa na média ter um Resultado de Caixa Positivo.
É fundamental, para o desenvolvimento de qualquer tipo de empresa, que seja feito uma gestão financeira estratégica e eficiente. Portanto, se torna imprescindível que é a geração de caixa seja implementada, o que permitirá fazer o controle do fluxo de caixa, de forma mais eficaz.