Após as vitórias contra Cartago nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.), houve uma grande expansão romana na região do Mar Mediterrâneo e no continente europeu, fazendo com que Roma criasse o maior império que havia existido em toda a Antiguidade.
- fortalecimento estatal: a organização política de Roma era bastante equilibrada e funcional, baseando-se na ação do senado e dos cônsules. - poderio militar: os romanos eram exímios guerreiros e batalhar era, para eles, uma missão dos deuses, o que fomentava ainda mais sua atitude agressiva.
A expansão romana teve início no século VI a.C., pouco após a fundação da república.
a Expansão romana é esse processo de conquista e dilatação das fronteiras. As chamadas guerras púnicas formam as batalha mais importantes travadas pelos romanos nesse processo de expansão. Nela os romanos combateram contra Cartago (ex-colônia fenícia no norte da África).
A invasão dos bárbaros, o fim do Império romano e o surgimento dos feudos favoreceu ao processo de fortalecimento da Igreja dentro da sociedade europeia.
Os incas tinham um exército muito bem treinado e organizado. Quando os incas conquistavam um lugar, o povo era submetido a tributação pela qual prestavam serviços designados pelos conquistadores. Os incas encorajavam as pessoas a se juntarem ao Império e quando isto ocorria eram sempre bem tratadas.
A Roma Antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, República e Império. Esse período foi marcado pela invasão de outros povos (etruscos) que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República.
As regiões anexadas a Roma eram obrigadas a pagar-lhe altos impostos. Populações escravizadas substituíram a mão de obra livre, gerando uma massa de desempregados nos campos e nas cidades. Pequenos proprietários arruinados abandonavam suas terras em direção às cidades, contribuindo para o aumento das tensões sociais.
Roma, fundada pelos Latinos, após terem derrotado os seus inimigos mais diretos, no século III a. C., dominava já grande parte da Península Itálica. Quando este território estava já todo controlado pelos Romanos, estes partiram à conquista de novas terras.
A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano (subordinado ao bispo romano), a Ortodoxia Oriental (se dividiu da Igreja Católica em 1054 após o Grande Cisma) e o Protestantismo (que surgiu durante a Reforma do século XVI). O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações.