A poluição marinha é definida como a introdução, pelo homem, de substâncias ou energia no ambiente marinho (incluindo estuários) que produzem efeitos deletérios, como danos aos recursos vivos e à saúde humana, gerando obstáculos às atividades marinhas (incluindo pesca e lazer) e a redução da qualidade de vida.
Um dos materiais que, se descartados de forma incorreta, mais impactam a vida marinha é o plástico. O vidro demora 4 mil anos para decomposição enquanto o plástico demora 450 anos; outra diferença, é que o vidro é 100% reciclável e o plástico, como é feito de derivados do petróleo, pode não se renovar.
Impulsionado por mudanças climáticas, fenômeno enfraquece ecossistema marinho e pode prejudicar comunidades que dependem da pesca. ...
Diariamente, em várias partes do planeta, grandes quantidades de esgoto doméstico, industrial, agrotóxicos das atividades agrícolas, substâncias tóxicas das atividades mineradoras, resíduos sólidos, entre outros poluentes são lançadas nos oceanos.
Existem várias consequências para o meio ambiente: prejuízos para os ecossistemas marinhos, principalmente desequilíbrio ecológico, contaminação de peixes e outros animais marinhos que serão consumidos por pessoas, mortes de pássaros que se alimentam de peixes contaminados, águas das praias tornam-se impróprias para o ...
Poluição oceânica pode levar a problemas intestinais, neurológicos e câncer. A poluição nos oceanos é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. As águas, que compõem 70% do planeta, estão cheias de compostos líquidos, pastosos ou sólidos que contaminam os mares.
Capitão Moore, que descobriu a mancha de resíduos no pacífico, alerta que epidemias de obesidade e diabetes tipo 2 estão associadas ao uso intensivo dos plásticos.
Um relatório divulgado em fevereiro de 2008 constatou que 40% dos oceanos do mundo são fortemente impactadas por atividades humanas, como a pesca excessiva e a poluição. ... Trata-se de um mapa global do impacto humano nos ecossistemas marinhos.
Muitos objetos com composições químicas diferentes levam mais de décadas para se decompor. Cito como exemplo o plástico. Ao longo da duração de tal objeto no oceano, a vida marinha sofre muito, muitos anos de sofrimento causado pelo descuido de uma única espécie.
As três maiores ameaças aos Oceanos