O que é Gnóstico: Os gnósticos consideram a existência humana neste mundo como não natural, por estar submetida a diversos sofrimentos. ... O gnosticismo tem origem em várias seitas religiosas anteriores ao cristianismo, mas nos primeiros séculos da era cristã chega a misturar-se com o próprio cristianismo.
Os gnósticos eram dualistas religiosas, que considerou que a matéria é má e o espírito bom e que a salvação é alcançada através do conhecimento esotérico, ou gnose.
É uma doutrina que visa a salvação da alma não através da fé, mas do conhecimento ou, mais propriamente, através do saber espiritual. ... O gnosticismo defende, portanto, uma conceção antropológica dualista, pois o homem, a sua alma, é uma parcela de luz incarnada numa parcela de trevas (o corpo).
Posteriormente veio a ser declarado como pensamento herético. Há quem defenda a existência de um gnosticismo pagão e um gnosticismo cristão. Existe necessidade da exploração do significado das palavras, pois pode haver variação no seu emprego. Já o agnóstico é relacionado ao agnosticismo ou partidário dele.
3. Gnóstico. Adepto do gnosticismo, movimento religioso que mescla aspectos do cristianismo convencional, misticismo e especulação filosófica, sendo o conhecimento obtido tendo em conta as verdades divinas, por oposição à matéria.
Os Ebionitas foram uma seita cristã que acreditavam que Jesus era o Messias, um homem comum que se tornou divino na ocasião do batismo. Eles insistiam na necessidade de seguir os ritos e leis judaicas, que eles interpretavam agora à luz dos ensinamentos de Jesus utilizando apenas este evangelho judaico-cristão.
A Igreja Gnóstica Cristã Universal (Iglesia Gnóstica Cristiana Universal) é uma escola de mistérios fundada em 1972, no México, por Samael Aun Weor, oriundo de Bogotá, Colômbia.
Ateu é quem não acredita em Deus e nega sua existência. Já o agnóstico diz que é impossível afirmar com certeza se Deus existe ou não. ... O biólogo evolutivo Thomas Huxley – sim, ele é parente do escritor britânico Aldous Huxley – inventou a palavra "agnóstico" em 1884. Ela significa "desconhecido" em grego.
Tipos de agnósticos
Que ou quem é partidário do maniqueísmo. 3. Que ou quem concebe a realidade sob um ponto de vista dualista, com dois princípios opostos.