O cérebro é protegido pelos ossos do crânio. Da mesma forma, a medula espinhal é protegida pelos ossos da coluna vertebral. O cérebro e a medula espinhal são rodeados e protegidos pelo líquido cefalorraquidiano (LCR).
A coluna vertebral é uma estrutura constituída por diversos ossos denominados de vértebras. Sua função é dar sustentação ao corpo e proteger a medula espinal em vertebrados. A coluna vertebral é uma estrutura que forma o eixo do corpo e é constituída por ossos denominados de vértebras.
Como o cérebro, a medula espinhal precisa de proteção. Enquanto o cérebro está seguramente encerrado em um crânio rígido, a medula espinhal está cercada por um conjunto de ossos chamados vértebras. Estes formam a coluna vertebral, que é capaz de flexionar-se quando nos dobramos ou movemos.
Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
A medula espinhal, também chamada de medula espinal, é uma porção do sistema nervoso central que se localiza no interior do canal vertebral. As vértebras, ossos que formam a coluna vertebral, conferem uma proteção à medula espinhal, que, ao ser lesionada, pode desencadear vários problemas no indivíduo, como paralisia.
O encéfalo é envolvido por membranas de tecido conjuntivo. Mais externamente, tem como proteção os ossos do crânio. Essas membranas que envolvem o encéfalo são as meninges. Elas fazem a separação do órgão da caixa craniana.
As vértebras protegem a medula espinhal, uma estrutura longa e frágil, situada no interior do canal medular, que se estende pelo centro da coluna vertebral.
A coluna vertebral representa o conjunto de ossos articulados (vértebras) que formam o eixo de sustentação corporal dos vertebrados, contendo em seu interior um orifício que transpassa longitudinalmente cada unidade vertebral, formando um canal no qual se aloja a medula espinhal. ...
Na anatomia dos seres humanos, em pessoas do grupo humano de origem caucasoide a medula espinhal termina entre a primeira e segunda vértebra lombar, enquanto que em pessoas de origem negroide ela termina um pouco mais abaixo, entre a segunda e a terceira vértebra lombar.
A medula espinhal é uma porção de tecido nervoso que está localizada no interior do canal vertebral, sem, no entanto, ocupar toda a coluna. Em um indivíduo adulto, ela se estende do forame magno (cavidade craniana que se comunica com o canal vertebral) até a junção da primeira e segunda vértebras lombares.