A gestão democrática combate o isolamento de gestores e professores, melhora a qualidade pedagógica e motiva a todos os envolvidos no processo educacional.
A gestão democrática deve ser concebida como participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar (pais, professores, estudantes e demais funcionários) na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos de tomadas de decisões.
De uma maneira bastante simplificada e resumida, a gestão participativa na escola é uma parceria entre a instituição e a comunidade onde ela está inserida. Alunos, famílias, professores e funcionários cooperam e opinam diretamente nos processos de gestão da escola, de maneira inclusiva e democrática.
A gestão democrática da educação é um direito da sociedade e um dever do Poder Público. ... Dentre estes princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes.
Entende-se que a tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca. ... Trata-se de um clima no qual cada um perceba que tem responsabilidades por suas ações e sentimentos.
O professor comprometido com a gestão participativa desperta em seus alunos a capacidade de pesquisar e formular novas hipóteses, fazendo assim com que a aprendizagem pela interação aconteça de forma espontânea e mediativa, ou seja, o exercício da cidadania também se inicia por meio da participação e interação nas ...
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Para os gestores, a gestão escolar participativa facilita a tomada de decisões, pois ajuda a compartilhar responsabilidades. Além disso, ela evita a centralização de tarefas, o que diminui o isolamento administrativo do gestor e melhora suas atividades junto à equipe.
Gestão participativa: o que é? Entende-se por gestão participativa um modelo de organização que tem como característica principal o desejo de engajar todo o quadro de funcionários nos objetivos da empresa.