Genética - Como as pesquisas genéticas estão presentes no cotidiano. ... A partir de suas descobertas, desenvolveram-se a biotecnologia, a engenharia genética, a clonagem, os produtos transgênicos, o uso terapêutico das células-tronco, etc.
A manipulação de genes de um determinado organismo envolve um conjunto de técnicas. Dentre as técnicas, inclui-se duplicação, transferência e isolamento de genes. Essas técnicas possibilitam a realização de vários experimentos na área da genética, com resultados surpreendentes sobre a vida.
Estes são alguns dos benefícios que podem trazer a engenharia genética à humanidade, a saber: produção de carne mais nutritiva e com menos gordura; aumento da produtividade na lavoura; criação de animais geneticamente modificados para serem utilizados em transplantes sem que haja rejeição; terapia gênica, consistente ...
Percebeu-se que o uso da genética tem-se focado na terapia gênica, vacinas de DNA e gênica, gene suicida, medicina especializada e interferência por RNA, bem como o uso de marcadores tumorais.
A Genética é a área da ciência que estuda o processo de transmissão de características físicas e biológicas de um indivíduo para outro, chamado de hereditariedade. De origem grega, a palavra genética significa "fazer nascer".
"Como uma tecnologia baseada nas ciências biológicas, a biotecnologia possibilita o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos, produtos de extrema importância no atual contexto em que estamos vivendo", ressalta Sílvia Fialho, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e coordenadora do curso de mestrado.
Um método típico na biotecnologia aplicado na produção de proteínas recombinantes é a clonagem molecular, cujo princípio é montar moléculas de DNA recombinantes/quimérico, ou seja, uma molécula de DNA composta por fragmentos de informação genética de organismos (fontes) variados.
Ainda é cedo para saber como os resultados se manifestarão fora do laboratório, mas o perigo existe. A verdade é que ainda não temos comprovação científica de que a manipulação genética de alimentos e animais não poderá gerar efeitos danosos à nossa saúde ou ao equilíbrio ecológico.
A engenharia genética é um dos principais pilares da biotecnologia, que consiste em um conjunto de técnicas de manipulação do DNA por meio da sua recombinação, com o objetivo de fabricar organismos melhorados, visando ao aprimoramento ou estruturação genética de determinada espécie, seja vegetal ou animal, conforme as ...