Construir a igualdade de gênero na escola é evitar que processos de discriminação ocorram; entretanto é importante que seja praticada desde os primeiros anos da vida escolar. ... Também serão investigadas novas ações e atitudes que visam a promoção da igualdade e da diversidade de gênero em nossa sociedade.
A escola deve respeitar a diversidade humana. Isso inclui o gênero e a diversidade sexual. Sabe-se que a educação não é um ato neutro, que há relação estreita entre o que cada um pensa e a sua prática pedagógica. Esta é amparada por uma teoria, mesmo que inconscientemente.
INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE NOS GÊNEROS Ou seja, as características sexuais são representadas de forma diferentes de acordo com a construção social. E tal construção faz parte do processo histórico. Os sujeitos são influenciados desde os verdes anos por representações de gêneros que vão moldar arranjos sociais.
Mesmo quando matriculadas, a discrepância de direitos em relação a seus pares masculinos permanece. Podem estar nas salas de aula, mas a invisibilidade, opressões e violências recaem, sobretudo, sobre elas. Tudo isso pelo simples fato de terem nascido meninas.
A criança e sua identidade de gênero na escola Por isso, a identidade de gênero que ela constrói, a partir de suas vivências tanto no ambiente familiar como no escolar, ou em outros grupos sociais do quais participe, precisa ser compreendida e aceita, pois o ideal é que seja sempre expressa durante as aulas.
Para garantir que as escolas cumpram seu papel, é necessário observar os dados e as avaliações educacionais. ... Ele explica que a discussão sobre equidade nasce da necessidade de analisar os números gerados por essa instituição e nas próprias escolas de maneira mais complexa do que apenas por um único índice, como o Ideb.
O sexo é definido biologicamente. Nascemos machos ou fêmeas, de acordo com a informação genética levada pelo espermatozoide ao óvulo. Já a sexualidade está relacionada às pessoas por quem nos sentimos atraídos. E o gênero está ligado a características atribuidas socialmente a cada sexo.
É necessário que se reconheça que a sexualidade na educação é vinculada à vida, à saúde, ao prazer e ao bem-estar, associando-se às diferentes dimensões do ser humano envolvidas nesse aspecto. Portanto, o trabalho da orientação sexual dentro das instituições é da promoção da saúde das crianças (BRASIL, 2000).
5 dicas para diminuir a desigualdade de gênero no mercado de...
Além da participação no mercado de trabalho, a diferença salarial poderia beneficiar a economia mundial caso fosse eliminada. ... Ações como garantir salários iguais para os mesmos cargos (tanto no setor público, privado e no terceiro setor) e dividir as tarefas domésticas dentro de casa podem ajudar a combater o problema.