Um santuário (do Latim sanctuarium, de sanctus), no conceito religioso, é um local sagrado, para onde, por devoção, acorrem peregrinos de diversas regiões. Geralmente possui objetos simbólicos usados no culto. Em algumas denominações religiosas, estes objetos são imagens ou relíquias.
1. Lugar consagrado pela religião. 2. A parte mais sagrada do templo de Jerusalém onde estava a Arca da Aliança.
18 sinônimos de santuário para 3 sentidos da palavra santuário: 1 capela, ermida. 2 íntimo, interior, fundo. 3 abadia, ádito, basílica, catedral, convento, igreja, mosteiro, presbitério, relicário, sacrário, sé, templo, urna.
Uma igreja ou outro local sagrado se torna santuário quando os fiéis, em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações, com aprovação da autoridade da Igreja local (bispo ou arcebispo).
Como o povo estava em peregrinação pelo deserto o santuário seria móvel e, todos os detalhes de sua construção foram dados a Moisés. ... Depois das instruções a cerca dos utensílios, Moisés foi orientado sobre a construção do santuário, denominado "Tabernáculo ou Tenda da Presença".
O livro de Hebreus explica em termos inequívocos que o santuário celestial é real. Ele é chamado de "verdadeiro tabernáculo" (Hb 8:2), bem como o "maior e mais perfeito tabernáculo" (Hb 9:11), enquanto o terrestre é uma "figura e sombra das coisas celestiais" (Hb 8:5).
São locais que recebem animais provenientes de crime ambiental ou em situação de risco, oferecem o melhor tratamento possível e dão um lar para aqueles que não podem mais voltar à vida selvagem. Em alguns casos, são casas de passagem para animais que necessitam de cuidados, mas que têm condições de voltar à natureza.
SEPARAR EM SÍLABAS Quantas sílabas tem santuário? 3 sílabas (no Brasil), ou 4 sílabas (no Portugal e restante CPLP). No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.
Ante esta nova concepção o santuário é um lugar protegido onde os animais selvagens são mantidos, geralmente diminuindo a reprodução ao máximo possível, para que eles vivam entre eles, e não sirvam mais de instrumentos dos humanos.