Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento. Desloca-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação.
Apesar de não voarem muito, as araras são muito ágeis ao se movimentarem em galhos de árvores. Nessa caminhada, costumam selecionar frutos, sementes, brotos e castanhas para sua alimentação, utilizando as patas para segurar a comida. Araras vivem em torno de sessenta anos.
Sua plumagem apresenta basicamente duas cores: o azul da parte superior e o amarelo da inferior, principalmente região ventral. A garganta e as fileiras de penas faciais são pretas. O bico é negro, forte, alto e curvado, adaptado para cortar sementes duras. O maxilar é branco, com a parte inferior negra.
florestas Habitat: É localmente comum na copa de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (buritizais, babaçuais, etc.), interior e bordas de florestas altas, a cerca de 500 m de altitude.
Reprodução: Período de incubação de aproximadamente 28 dias, botando de um a três ovos.
1 kgAdulto Arara-canindé/Peso
Costumam andar em bandos ou em pares. Essa espécie de arara é mais generalista do que suas parentes - as araras azuis. Alimenta-se preferencialmente de sementes com polpas, na copa das árvores e em arbustos.
Características: Assim como todas as 18 espécies de arara possui bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada. São menos dotadas que os papagaios para a fala e conseguem aprender apenas algumas palavras isoladas. Alimentam-se de sementes, frutas, larvas e insetos.
A arara-canindé de estimação deve ser alimentada com uma dieta variada que consiste de tantos tipos diferentes de alimentos frescos quanto for possível. A alimentação das aves deve ser complementada com uma ração de alta qualidade e uma mistura de sementes. Tome cuidado para evitar guloseimas que são ricas em gordura.
81 – 91 cm Arara-canindé/Comprimento