➡MIOPIA: é um defeito da visão devido a um alongamento do globo ocular ou a uma excessiva convergência do cristalino; a imagem de um ponto impróprio é formada antes da retina e a correção da miopia é feita com uma lente divergente.
Na anatomia do olho existe uma parte chamada retina que é responsável pela formação da imagem. A hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Isso causa dificuldade para enxergar o que está mais próximo dos olhos.
Músculos ciliares: comprimem convenientemente o cristalino, alterando a distância focal. O olho humano pode apresentar algumas anormalidades que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações. Essas anormalidades podem ser: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo.
As lentes divergentes são utilizadas para corrigir a visão de quem possui miopia. Isso porque esse distúrbio visual faz com que a imagem seja focalizada antes da retina, por isso, quem o tem não consegue enxergar nada que esteja longe, mas o que está perto é visto com nitidez.
Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo são exemplos.
O astigmatismo é uma doença ocular, caracterizada pela formação da imagem em eixos diferenciados, causando certa distorção. Isso ocorre porque a córnea nem sempre é redonda e lisa. Em algumas pessoas, ela pode apresentar irregularidades e/ou diferentes raios de curvatura.
Causas. O astigmatismo é causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Ele é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia. Um astigmatismo ligeiro pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alteração da curvatura da córnea provocada pelas milhares de piscadas diárias.
O astigmatismo é uma das alterações de refração mais comuns. Não raramente, alguns pacientes apresentam graus de astigmatismo, associados à graus de hipermetropia, por exemplo. ... Para correção, é comum que o oftalmologista indique o uso de óculos ou lentes corretivas.
quem tem astigmatismo possui dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe, a visão das pessoas com esse problema de visão fica embaçada independente da distância dos objetos. Já quem tem miopia, tem dificuldade para enxergar apenas os objetos que estão longe.
A principal diferença entre as duas patologias é que, na miopia há principalmente a dificuldade em enxergar de longe, enquanto a visão de perto não apresenta dificuldades. No astigmatismo, a visão fica embaçada e difícil independentemente da distância dos objetos.
A posição do eixo do astigmatismo varia de 0 a 180. O eixo entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior.
Em uma receita que contenha dioptria, o Astigmatismo é representado pelo sinal “ – Negativo” (Exemplo -2,00) no campo Cilíndrico (CIL) de uma receita, porém, em alguns casos usa-se sinal '+ positivo' na receita. O Astigmatismo é corrigido com lentes cilíndricas ou tóricas e sua espessura varia conforme a dioptria.
Astigmatismo é consequência de alterações das lentes do olho e da posição da retina. Por si só não leva a cegueira completa, mas existem doenças que podem diminuir bastante a visão causando astigmatismos irregulares sendo a mais comum o ceratocone.
O preço da cirurgia para astigmatismo pode varia de acordo com o tipo de cirurgia e local em que o procedimento será realizado, podendo variar entre R$2000 e R$6000,00 por olho. A cirurgia, porém, pode ser mais barata caso seja incluída no plano de saúde.