2) Verbos que incorporam o objeto: quando o verbo incorpora o objeto, alguns parâmetros modificam-se para especificar as informações. São verbos direcionais espaciais que possuem afixos locativos: VIAJAR. IR.
Exemplos dessa categoria são: CONHECER, AMAR, APRENDER, SABER, INVENTAR, GOSTAR. Os verbos simples podem incorporar pontos espaciais em determinadas situações.
Os verbos direcionais são verbos que têm concordância e a direção do movimento marca os pontos iniciais no sujeito e finais no objeto. Todos os verbos na LIBRAS são direcionais, já que todos os sinais têm movimento.
Portanto os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA. Os classificadores para PESSOA e ANIMAL podem ter plural, que é marcado ao se representar duas pessoas ou animais simultaneamente com as duas mãos ou fazendo um movimento repetido em relação ao número.
Na libras, a flexão de verbos ocorrem por mecanismos discursi- vos, contextuais e espaciais.
1.
Os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares ter e haver e por um verbo principal no particípio, do qual resulta uma locução verbal. Para formar os verbos compostos somente conjugamos o verbo auxiliar, uma vez que o verbo principal estará sempre no particípio.
Na incorporação de numeral em Libras, os sinais alteram a configuração de mão de “um" para “dois", “três" ou “quatro", criando outro significado ao sinal. Neste processo, a locação, a orientação e as expressões não-manuais permanecem iguais (QUADROS; KARNOPP, 2004).
A incorporação de argumento é quando o verbo depende do objeto da frase. O argumento muda o movimento da mão durante a execução do sinal. A incorporação de numeral é usualmente usada na mão dominante e mais comumente com números de 1 a 5, enquanto a outra é usada para auxiliar na frase.
Não há flexão de gênero em LIBRAS, os substantivos e adjetivos são, em geral, não marcados. Porém, quando se quer explicitar substantivos dentro de determinados contextos, a indicação de sexo é feita pelo sinal "Homem/ Mulher", para pessoas e animais.
A Libras não tem em suas formas verbais a marca de tempo como o português. ... Dessa forma, quando o verbo refere-se há tempo passado, futuro ou presente, o que vai marcar o tempo da ação ou do evento serão itens lexicais ou sinais adverbiais como ontem, amanhã, hoje, semana-passada, semana-que-vem.
Na Libras, assim como em outras línguas de sinais, a marcação de tempo é expresso por meio de morfemas puros20-22, ou seja, não possui flexão verbal de tempo como ocorre na língua portuguesa.
24 de abril