a) Que tipo textual predomina nos trechos acima? ... Compare o uso do tempo presente nos textos I e II e explique a diferença. No texto I, o uso do tempo presente serve para narrar fatos ocorridos no mesmo momento da fala; enquanto, no texto II, esse uso serve para narrar fatos habituais, cotidianos.
adjetivo Que se consegue descrever; que possui a característica de uma descrição; que é capaz de retratar algo ou alguém: texto descritivo. Diz-se daquilo que descreve alguma coisa e/ou possui características descritivas. Que faz uma enumeração de modo organizado: teoria descritiva.
Classificação das Sequências Numéricas
1. a) Predomina no texto a sequência descritiva (pois há descrição de características dos personagens e do espaço onde estão). > Sim, podemos distinguir outras sequência, como a sequência narrativa, pois se trata de uma história, com enredo e personagens.
As sequências tipológicas mais frequentes são: a descrição, a narração e a dissertação. A dissertação engloba a exposição (expositivo) e a argumentação (argumentativo). ... Na sequência tipológica descritiva percebe-se as características, as qualidades das coisas e das pessoas.
03 – Quais as diferenças apontadas pelo narrador entre a mulher da notícia e a mulher da crônica? R= Mulher da notícia tinha 78 anos e era uma enfermeira inglesa e a mulher da crônica tinha 42 anos, era secretária e bela.
A descrição é uma tipologia textual usada para retratar personagens, espaços, momentos, pensamentos etc. ... Em suma, tudo que é nomeado pode ser descrito. A classe gramatical mais usada para essa função é o adjetivo.
Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.