As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
O Brasil tem avançado positivamente na geração de energia limpa. ... Nesse caso, são consideradas energias limpas: energia solar, eólica, geotérmica, hidráulica, biomassa e maremotriz. Essas fontes surgem como grandes apostas para substituir a matriz energética dos países, visando uma geração mais limpa e sustentável.
Fontes renováveis compõem a matriz energética brasileira, diminuindo a necessidade de gerar eletricidade a partir de combustíveis fósseis ou carvão. ... Energia limpa é aquela gerada por fontes renováveis e que não lançam poluentes na atmosfera.
O uso de energias renováveis no Brasil é comum pela utilização da energia hídrica, solar, eólica e biomassa. O aproveitamento das fontes renováveis deve ser destacado pois, além de auxiliarem na preservação do meio ambiente, também são eficientes na geração de energia elétrica.
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
A diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.
Assim, podemos dizer que esse tipo de energia sempre atenderá ao consumo da humanidade. Como exemplos de fontes de energia renovável, pode-se citar o Sol, a água, o vento, as marés e a biomassa. Já energia não-renovável pode ser definida como sendo aquela que existe em quantidades limitadas na natureza.
As fontes renováveis de energia são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, porém nem todas são inesgotáveis. Exemplos: eólica e solar. As fontes não renováveis de energia correspondem ao recurso natural que não tem capacidade de se renovar, ou seja, que podem acabar.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. ... Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.
Este é o texto: ENERGIA RENOVÁVEL É originária de fontes naturais que se regeneram , não se esgotam: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra, gêiseres) e maremotriz (das ondas de mares e oceanos).
Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios. Energia Solar: obtida pela energia do sol. Energia Eólica: obtida pela força dos ventos. Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra.