Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.
○ Fatores Extrínsecos; ó Temperatura; ó Atmosfera envolvendo o alimento; ó Umidade relativa do ambiente. A maioria das bactérias se desenvolvem em pH em torno de 6,5 a 7,5. Algumas são favorecidas em pH acido, como as bactérias láticas. Bactérias patogênicas para seres humanos necessitam de pH em torno de 7,0.
Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.
Pelos dados analisados, concluiu-se que, nessa amostra de idosos de Porto Alegre, os fatores intrínsecos que predispõem ao risco de queda e fraturas são: faixa etária mais elevada; autopercepção ruim da visão e autopercepção ruim da saúde; os fatores extrínsecos são o tipo de moradia (residir em casa) e a renda mensal ...
Os fatores de risco extrínsecos são aqueles relacionados ao ambiente no qual o idoso se encontra, e incluem superfícies irregulares, pisos escorregadios, iluminação inadequada, tapetes soltos e escadas sem corrimão.
Fatores de Risco Intrínsecos: São aqueles relacionados com o processo de envelhecimento cronológico, constitutivos e individuais.
Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de ...
Os fatores intrínsecos foram aqueles relacionados às características individuais dos atletas, como características antropométricas, nutrição e fatores psicológicos 1 . Os fatores extrínsecos foram aqueles relacionados ao ambiente, clima, equipamentos e treinamento 1 .
Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.
Alimentos de baixa acidez (pH > 4,5) são os mais sujeitos a multiplicação microbiana, e nos alimentos mais ácidos haverá predominância do crescimento de bolores e leveduras....
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.
Diversos fatores podem influenciar o processo de incremento de massa óssea, como fatores genéticos, hormonais, nutricionais e atividade física. Há vários métodos para avaliar a massa óssea em idades pediátricas, diferentes quanto a técnica e locais avaliados, todos apresentando vantagens e desvantagens.
Resposta:Existem fatores importantes que influenciam diretamente no crescimento dos ossos, tais como: fator genético, fatores nutricionais, fator físico e fatores hormonais.
Sim. Apesar de a genética ser o fator predominante no que diz respeito à altura, a nutricionista Clarissa Fujiwara diz que, na determinação da estatura final, a influência de fatores ambientais, entre eles a desnutrição, acaba sendo mais influente do que o próprio fator genético.
A influência do fator genético no crescimento pode ser demonstrada por meio do crescimento linear na correlação entre as medidas de altura dos pais e a altura dos filhos em determinadas idades ou pela correlação da medida de estatura de uma criança em sucessivas idades e sua própria altura na idade adulta.
“Várias alterações podem atrapalhar o crescimento de uma criança. Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas”, explica.
Resposta. O crescimento desse setor está ligado a dois fatores principais:a variedade de tipos de negócios que ele abrange e a necessidade de investimento inicial mais baixo,quando comparado a empresas que lidam com produtos.
Este setor é muito importante para a população pois é ele que cria condições de se viver em um ambiente onde as coisas estão interligadas, ou seja, a população precisa de atendimento médico, transporte público, educação, transporte de correspondências, etc, e tudo isto está contido neste setor de serviços.
Com o avanço e consolidação do sistema capitalista, bem como a difusão do processo de globalização, o setor terciário é o que atualmente mais cresce no mundo. O advento da chamada Economia de Mercado propiciou que países desenvolvidos e alguns emergentes empregassem mais de 70% de seus trabalhadores no setor terciário.
Devemos dizer que a prestação de serviço é um setor bastante dinâmico da economia porque ele movimenta milhões de empregos em todo o Brasil e, além disso, também movimenta muito dinheiro e está fragmentado em muitos pequenos e médios negócios com diversos fins.
Alguns setores já são conhecidos por movimentarem muito dinheiro todos os anos. Conheça abaixo os 8 mais lucrativos de 2020....
Indústria foi o grande destaque na geração de empregos formais. O levantamento feito pelo Novo Caged mostra que, em janeiro de 2021, todos os grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo. No entanto, o destaque vai para a Indústria, com a geração de 90.
Exemplos de prestação de serviços: