Personagens
O romance possui como casal protagonista Iracema e Martim. O primeiro encontro dos dois se dá quando Iracema está repousando em sua sesta quando é assustada por um guerreiro estranho. Assustada, ela lança uma flecha que atinge o guerreiro.
Iracema apresenta uma espécie de conciliação entre o branco e o índio, na medida em que romantiza a dominação de um povo pelo outro. Desta forma insere nos códigos artísticos do Romantismo europeu a temática do processo de colonização do país. Com a obra se inaugura o mito heróico da pátria, de natureza indianista.
Iracema é a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. ... Porém, Iracema não pode se entregar a esse amor, ela deve se manter virgem por carregar com ela o segredo da Jurema (a bebida sagrada) ela é pura, é especial e protegida por seu povo.
Resposta. Explicação: íodo com oração principal ( O essencial era) + Oração subordinada ( que se convivesse em família).
Resposta: Iracema, índia da tribo Tabajara, que carregava consigo o segredo da Jerema, se sentiu arrependida quando feriu o estranho (guerreiro branco chamado Martim). Ela o feriu e logo após quebrou a flecha e o levou para sua tribo com o intuito de cuidar de sua ferida como um pedido de desculpa.
A história de amor de Iracema e Martim Soares Moreno, contada em terceira pessoa, conduz à narrativa, que se passa nas matas do Ceará no século XVII. ... O próprio nome “Iracema” é um anagrama de América, levando-nos a crer que o romance mantém um diálogo com o contato entre os indígenas e o homem branco.
MARTIM – baseado em figura histórica real (Martim Soares Moreno, o primeiro colonizador português do Ceará), representa o português que leva até os índios uma cultura civilizada e a fé cristã. ... IRAPUÃ – chefe dos tabajaras e inimigo de Martim. ANDIRA – velho guerreiro, irmão de Araquém. JACAÚNA – chefe dos potiguaras.
Significado de Tabajara [Etnologia] Grupo indígena que vive na região do município de Viçosa, no estado do Ceará. adjetivo Relativo aos tabajaras (povo indígena). Etimologia (origem da palavra tabajara).