Significado de Leito substantivo masculino Móvel em que se deita para repousar ou dormir; a própria cama. Qualquer lugar em que se pode deitar, estender: leito de relva. ... Camada de uma coisa espalhada sobre outra: leito de areia, de pedras. [Figurado] Canal escavado por um curso de água e onde ela corre.
As correntes fluviais podem transportar a carga sedimentar de diferentes maneiras (suspensão, saltação e rolamento), de acordo com a granulação das partículas (tamanho e forma) e das características da própria corrente.
A descarga aumenta à medida que mais água é adicionada através de chuvas, riachos tributários ou da água subterrânea se infiltrando no córrego. À medida que a descarga aumenta, geralmente a largura, a profundidade e a velocidade do fluxo também aumentam.
1A dinâmica nos ambientes fluviais acarreta mudanças nos padrões de produção, transporte e deposição de sedimentos ao longo do curso de um rio com o decorrer do tempo (Silva, 2012). ... 2As alterações no leito dos rios obedecem a uma dinâmica condicionada por forças naturais que podem ser afetadas pela ação humana.
Os chamados processos aluviais envolvem a erosão, transporte e sedimentação quando estão relacionados a águas fluviais. Eles são responsáveis por formar um grupo de depósitos sedimentares específico chamados de depósitos aluviais. ... Representação gráfica de um leque aluvial.
aluvião. Sedimento clástico (areia, cascalho e/ou lama) depositado por um sistema fluvial no leito e nas margens da drenagem, incluindo as planícies de inundação e as áreas deltaicas, com material mais fino extravasado dos canais nas cheias.
Leque aluvial, cone aluvial ou cone de dejeção é um depósito de material detrítico, mal selecionado e pouco trabalhado, que se forma no sopé das montanhas onde os talvegues dos vales encontram uma área plana, quase sempre coincidente com uma planície aluvionar ou uma área lacustre.
O que é Hidromorfismo: Se refere à condição em que há excesso de água sobre um solo.
Halomorfismo é o processo específico de formação de solos que apresentam acumulação de sais no perfil. É comum nesses solos o processo de adição de sais pelo lençol freático ou pela erosão das elevações circundantes.
Os principais processos específicos de formação do solo são: latossolização, podzolização, hidromorfismo, salinização. É o processo específico de formação dos latossolos, no qual sobressaem os processos gerais de remoção e transformação.