Trata-se de uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi , que é transmitido pelas fezes dos triatomíneos, também conhecido como barbeiros. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto.
A doença de Chagas não se transmite pela picada do barbeiro, e sim quando fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi penetram no orifício da picada do inseto. Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro.
Causa. O calazar é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.
É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto "barbeiro". O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.
Os barbeiros costumam viver em folhas de palmeiras ou em casas de construção rudimentar, como as feitas de pau-a-pique. Galinheiros, chiqueiros e ninhos de pássaros também são locais que podem abrigar o inseto.
O que é picada de inseto? As mais freqüentes são Diptera (mosquitos, moscas) e Hymenoptera (abelhas, vespas). Também deve ser considerado por alguns picadas de aranha, pulgas, piolhos, etc A abelha é o único que muitas vezes deixa o seu ferrão para picar, para que outros insetos podem picar várias vezes.
Portanto, são peçonhentos os animais que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa. Serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas e marimbondos são exemplos de animais peçonhentos. Escorpiões e algumas espécies de aranhas e cobras são animais peçonhentos e possuem venenos muito perigosos.