Verificado por especialistas. Existem 46 configurações de mãos na Libras.
A configuração de mãos representa a forma que a mão assume durante a realização de um sinal.
Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e, às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros. Com relação a um desses parâmetros, ou seja, à “configuração de Mãos” é CORRETO afirmar: ... Os sinais APRENDER e LARANJA têm a mesma configuração de mão.
A partir das pesquisas de Stokoe, Battison, Baker e Padden, definiram-se os parâmetros fonológicos das das línguas de sinais, que são: a) Configuração das mãos, localização, movimento, orientação das palmas das mãos e traços não manuais. ... d) alfabeto manual, orientação do olhar, expressão corporal, configuração da mão.
Fonologia das línguas de sinais é um ramo da lingüística que objetiva identificar a estrutura e a organização dos constituintes fonológicos, propondo descrições e explicações.
Nas línguas de sinais, a(s) mão(s) do enunciador representa(m) o objeto, enquanto o espaço em que o movimento se realiza (o espaço de enunciação ) é a área em torno do corpo do enunciador (Ferreira Brito e Langevin, 1995).
É a deslocação da mão no espaço durante a execução do sinal. Alguns sinais possuem movimento e outros são estáticos. II. É o local onde incide a mão configurada para a execução do sinal.
Pertencer a uma minoria linguística significa ter uma língua para si mesmo, não com- preendida pela maioria, e viver em condições de bilinguismo. Além disso, significa sofrer uma certa desconfiança e um certo desprezo por parte da maioria.
- Para chamar sua atenção abane as mão no campo visual do surdo e/ou toque a pessoa gentilmente; - Feito o contato visual, olhos nos olhos, fale calmamente em tom de voz normal articulando bem as palavras sem exagerar; - Utilize a comunicação visual, se você sabe, mesmo que poucos sinais, use-os!
Como funciona o TDD? O dispositivo é um telefone comum, que é acoplado à um aparelho de teletexto. Funciona assim: a pessoa com perda auditiva retira o telefone do gancho, coloca no aparelho teletexto e disca. Uma atendente então faz o serviço de intermediação entre um deficiente auditivo e uma pessoa ouvinte.