O tempo de permanência varia em cada pessoa. Para Procedimentos rápidos, como o tratamento de cálculos renais, o cateter costuma ser retirado em até 1 semana. Em pacientes em tratamento para câncer, o cateter costuma ser trocado a cada 3 meses.
A retirada do catéter é feita sob sedação, com o paciente sendo posicionado afastando os joelhos com as pernas fletidas. Utilizamos um aparelho (cistoscópio) através do canal urinário (uretra) por onde introduzimos uma pinça interna. Sem cortes.
O cateter duplo J tem a função de facilitar a saída da urina do rim para a bexiga. Se o paciente estiver com uma pedra parada no Ureter (parte do sistema urinário que liga o rim com a bexiga) a urina vai ter dificuldade para ser drenada e pode causar dor, estase urinária, prejuízo para a função do rim e mesmo infecção.
Os casos de cálculos de rim que tem indicação de nefrolitotripsia percutânea devem ser individualizados .. o seu urologista vai poder informar as facilidades ou dificuldades que o caso em particular pode oferecer...... mas na grande maioria a cirurgia pode ser feita entre 1 e 2 hs..
Recuperação da cirurgia: geralmente, a cirurgia para pedra nos rins com ondas de choque é feita não necessita de anestesia e, por isso, o paciente pode voltar a casa no mesmo dia. No entanto, é recomendado que fique de repouso em casa durante 3 dias até eliminar todos os pedaços de pedra pela urina.
Os tipos de cirurgia renal são:
Não há um número máximo de procedimentos. A tendência é cada vez mais indicar menos litotripsias, devido aos avanços na área de cirurgias sem cortes (feitas pelo canal urinário).
Alguns pacientes podem necessitar de uma analgesia com sedação leve durante o procedimento. A sessão de Litotripsia dura de 30 a 40 minutos. Alguns pacientes podem necessitar de duas ou mais sessões de LECO para fragmentar totalmente o cálculo.