A mudança de voz, ou mutação, é a fase da puberdade que ocorre na adolescência e na qual a voz muda e se aperfeiçoa notavelmente. Durante a fase de mudança de voz, a laringe e o músculo vocal crescem e se alargam, tendo como resultado que a voz se torna mais grave.
A mudança da voz pode ocorrer no período entre seis meses até um ano, um ano e meio, no máximo, tempo suficiente para que o tom da voz possa se estabilizar. Mas há em alguns casos de jovens que o tempo fica prolongado, chegando mesmo a três anos.
Rouquidão, cansaço ao falar, voz fina, grossa, fraca ou forte demais podem ser sinais de que você precisa ver um médico para identificar uma disfonia. Se você acha charmosa aquela voz rouca, saiba que o motivo dessa alteração pode ser um problema de saúde.
Inflamações como laringites, malformações das cordas vocais ou até tumores podem ser causadores de alterações na voz. Laringite: a inflamação na laringe pode causar rouquidão, falhas e até a perda da voz. Além disso, o paciente pode ter tosse, febre e dificuldade para engolir. A laringite pode ser aguda ou crônica.
Se o seu filho está preocupado, estressado, ou envergonhado com o som de sua voz, faça com que ele saiba que é apenas uma fase temporária e que todo mundo passa por ela até certo ponto. Depois de alguns meses, ele provavelmente terá uma voz ressonante, profunda e cheia como um adulto!
A mudança de voz, ou mutação, é a fase da puberdade que ocorre na adolescência e na qual a voz muda e se aperfeiçoa notavelmente. Durante a fase de mudança de voz , a laringe e o músculo vocal crescem e se alargam, tendo como resultado que a voz se torna mais grave.
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais
Antes de um menino chegar na puberdade, sua laringe é muito pequena e suas cordas vocais são pequenas e finas. É por isso que sua voz é mais aguda (fina) do que a de um adulto. Mas como a puberdade, a laringe fica maior e as cordas vocais alongam e engrossam, então sua voz fica mais profunda. Juntamente com a laringe, as cordas vocais crescem significativamente mais tempo e se tornam mais grossas. Além disso, os ossos faciais começam a crescer. Cavidades dos seios nasais, nariz e parte de trás da garganta crescem mais, criando mais espaço no rosto, o que dá à voz mais espaço para ressoar.
Para o tratamento das alterações de mudança na voz, o cliente deve procurar profissionais de sua confiança, como otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e psicólogo. Saiba mais clicando aqui.
A mudança da voz pode ocorrer no período entre seis meses até um ano, um ano e meio, no máximo, tempo suficiente para que o tom da voz possa se estabilizar. Mas há em alguns casos de jovens que o tempo fica prolongado, chegando mesmo a três anos. Em geral, fatores emocionais , além de endócrinos podem estar presentes.
A alteração normalmente ocorre entre os 13 e os 15 anos. Isso explica as alterações na voz, que ora afina, ora engrossa, ora fica rouca – sim, é só uma fase. O engrossamento da voz é considerado um aspecto sexual masculino secundário.
A voz é produzida na laringe, órgão que fica no pescoço e abriga duas pregas vocais. ... Com o passar dos anos, os músculos da laringe se modificam, as cartilagens se endurecem, há menos lubrificação na região… Essas alterações tornam o sofisticado sistema de produção do som menos eficiente.
Tampe o nariz ao falar. Uma boa forma de alterar drasticamente o som da sua voz é bloquear as passagens nasais, e o jeito mais fácil de se conseguir isso é apertar o nariz e tampar as duas narinas dele. Você também pode fazer isso impedindo que o ar entre pelo nariz usando a boca.
A mutação ocorre nas meninas entre os 10 e os 15 anos de idade, e nos meninos entre os 11 e os 16 anos de idade. A diferença entre a voz de um menino e de um homem adulto é geralmente uma oitava e a diferença entre a voz de uma menina e de uma mulher adulta, é de aproximadamente uma terça.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.
Nessa fase, a testosterona provoca várias alterações no corpo, entre elas o crescimento da laringe, que faz as cordas vocais, localizadas dentro dela, ficarem mais espessas, e a voz, mais grave.
Olá tenho 15 anos e quando canto desafino muito e as vezes a voz fica grave e em outros momentos aguda (tanto quando canto como em conversas cotiadianas mas principalmente quando canto ) será que é normal ? Tenho de dsisistor de ser cantor ?
Oi preciso de uma ajudinha,tenho 15 anos sou uma menina,quando canto ou falo minha voz as vezes sai grave as vezes fina,mas na maior parte do tempo e grave,se essa mudanca e mais nitida nos meninos por que isso ta acontecendo comigo de uma forma tao nitida assim?
Como em qualquer processo evolutivo, também podem acontecer alterações na mudança de voz no período da puberdade que podem se prolongar, retardar ou ficar incompleta. Na muda vocal incompleta, a estabilidade do tom da voz tanto nos dois sexos aparenta não ter sido finalizada.
O ar sai dos pulmões, penetra na traqueia e chega à laringe, onde se modifica ao passar pelas chamadas pregas vocais (ou cordas vocais). Quando as pregas vocais estão aproximadas, vibram à passagem do ar, produzindo sons que são chamados de sonoros.
Oi depois que minha voz mudou, na adolescência ela ficou grossa porém em um tom baixo muito suave, as vezes dificil de ser ouvida em ambientes com muito ruído, existe algo para que minha voz possa ganhar um pouco de poder vocal, mais forte e nitida?
Enquanto o corpo de um menino se ajusta a esta mudança, sua voz pode “rachar” ou “desafinar”. Este processo dura apenas alguns meses. Uma vez que a laringe está terminando de crescer, e a voz do seu filho não vai fazer esses sons imprevisíveis.
Estas estruturas modificam o som produzindo a fala. A voz é diretamente influenciada pelo estado emocional do indivíduo, ou seja, quando estamos contentes temos um tom de voz, diferente de quando estamos tristes ou nervosos.
A voz começa a engrossar; Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura (chamado "estirão do crescimento").
É culpa dos hormônios, que perturbam o organismo da moçada nessa fase da vida. Na adolescência, tanto os garotos como as meninas começam a produzir os hormônios que realçam as diferenças sexuais.
Por que minha voz muda durante o dia? Porque a tensão do corpo varia e a voz tende a acompanhar nosso estado físico e emocional. A voz também é influenciada pelo ambiente. Por exemplo, em situações de muito barulho, a voz fica automaticamente mais forte e pode se cansar mais rapidamente.
A mutação ocorre nas meninas entre os 10 e os 15 anos de idade, e nos meninos entre os 11 e os 16 anos de idade. A diferença entre a voz de um menino e de um homem adulto é geralmente uma oitava e a diferença entre a voz de uma menina e de uma mulher adulta, é de aproximadamente uma terça.
A alteração normalmente ocorre entre os 13 e os 15 anos. Isso explica as alterações na voz, que ora afina, ora engrossa, ora fica rouca – sim, é só uma fase. O engrossamento da voz é considerado um aspecto sexual masculino secundário.
Câncer. Em casos mais graves, a sensação de bola na garganta pode dever-se a câncer no pescoço, que normalmente é acompanhado por outros sinais e sintomas, como caroço na região, rouquidão, dificuldade para engolir, engasgamento frequente, perda de peso e mal estar geral.
A videolaringoscopia é um exame realizado pelo otorrinolaringologista, em consultório. É utilizado para visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe.