Quando E Onde Tarsila Morreu?

Quando e onde Tarsila morreu

No dia 17 de janeiro de 1973 morria, em São Paulo, Tarsila do Amaral, pintora e desenhista, uma das figuras centrais do começo do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, deu início ao movimento antropofágico nas artes plásticas. Nascida no dia 1o. de setembro de 1886, em Capivari (SP), em uma família rica de fazendeiros, ela estudou em um colégio de freiras em São Paulo e depois completou seus estudos em Barcelona. Tarsila se casou em 1906 com um médico, mas o marido queria que ela ficasse apenas em casa, como era o pensamento da época. Tarsila não aceitou isso e se separou um ano depois. Da relação, ela teve uma filha, Dulce, com quem se mudou para a fazenda dos pais assim que se separou. A partir de 1917, Tarsila começou a aprender pintura e, em 1920, viajou para Paris, onde foi estudar arte. Tarsila aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922, quando foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, com quem formaria o Grupo dos Cinco. Em 1923, Tarsila iniciou seu relacionamento com Oswald de Andrade, e o casal viajou por Portugal e Espanha. De volta a Paris, estudou com os artistas cubistas. Em 1924, Tarsila iniciou sua fase artística “Pau Brasil”. Em 1929, Tarsila expôs suas telas pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, porém, sua família perdeu a fortuna com a Crise de 1929, e Oswald de Andrade se separou dela, pois se apaixonou pela revolucionária Patrícia Galvão, conhecida como Pagu. Para superar o momento difícil, ela decidiu colocar todas as suas forças no trabalho. Em 1933, a partir do quadro “Operários”, a artista inicia uma fase de temática mais social. Em meados dos anos 30, o escritor Luiz Martins, 20 anos mais jovem que Tarsila, torna-se seu companheiro, com quem viveu até os anos 50. Em 1965, já separada de Luís e vivendo sozinha, foi submetida a uma cirurgia de coluna e, por conta de um erro médico, ficou paralítica. No ano seguinte, em 1966, Tarsila perdeu sua única filha, Dulce, vítima de um ataque de diabetes. Nesses tempos difíceis, Tarsila se aproxima do espiritismo e doa parte da venda dos seus quadros à instituição de Chico Xavier, de quem se torna amiga. Em 1973, Tarsila morreu vítima de depressão, em São Paulo. Após sua morte, foi homenageada pela União Astronômica Internacional, em 20 de novembro de 2008, que deu o nome "Amaral" a uma cratera do planeta Mercúrio.

Entre as obras estava os quadros "Sol Poente", "Pont Neuf" e "O Sono". Uma das suspeitas do roubo, Sabine Boghici, filha de Geneviève, foi presa em agosto passado. O caso ainda corre na Justiça.

As suspeitas de 'rachadinha' contra Janones respingam no Governo Lula?

A morte de Tarsila do Amaral Em decorrência de complicações pós-operatórias, faleceu na madrugada de ontem no Hospital da Beneficência Portuguesa a pintora Tarsila do Amaral. Nascida em Capivari em 1890, desaparece aos oitenta e três anos, havendo sido sepultada ontem às 16 horas, no cemitério da Consolação.

Tarsila já foi retratada algumas vezes nas telas. Esther Goés viveu a pintora no filme "Eternamente Pagu", de 1987, e Eliana Giardini emprestou seu rosto a ela nas minisséries "Um Só Coração", de 2004, e "JK", de 2006.

Conforme o poeta e ensaísta Sérgio Milliet (1898-1966) tinha definido, a obra dela "não é apenas valiosa como realização artística das mais originais que se verificaram no Brasil, mas também como realização poética e como documentação, por paradoxal que seja, da adolescência do país".

Últimas notícias

Últimas notícias

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Tarsila do Amaral
Nascimento1 de setembro de 1886 Capivari, Brasil
Morte17 de janeiro de 1973 (86 anos) São Paulo
Nacionalidadebrasileira
CônjugeOswald de Andrade (19)

Como foi o final da vida de Tarsila?

Tarsila do Amaral foi um dos grandes nomes da arte brasileira de todos os tempos. Nesta terça-feira em que se completam 50 anos da morte da pintora, conheça algumas curiosidades sobre a vida de um dos nomes pioneiros do modernismo paulista.

Em 2019, uma exposição de Tarsila do Amaral destronou Claude Monet como o maior sucesso de público do Masp. Um total de 402.850 pessoas foram ver a modernista brasileira, superando os 401.201 atraídos pelas telas do impressionista francês em 1997. "Abaporu" estava entre as obras expostas.

Consulte todas as edições desde 1921


                                Consulte todas as edições desde 1921

Vinte anos depois do primeiro casamento, em 1926, Tarsila se casou com Oswald de Andrade, parceiro modernista e redator do "Manifesto Antropófago", para quem fez o "Abaporu". Três anos depois, ela se separou do poeta depois de ele a trair com Patrícia Galvão, a Pagu.

Tarsila já rendeu uma biografia que a crítica de arte Aracy Amaral publicou na década de 1970, "Tarsila: Sua Obra e Seu Tempo", e também terá uma nova biografia a cargo da jornalista Francesca Angiolillo, tradutora e vencedora do prêmio da Biblioteca Nacional pelos poemas de "Etiópia".

1922: Apea reserva domingo para o jogo entre Palestra Italia e Corinthians

Em 1965, separada de Luís e vivendo sozinha, foi submetida a uma cirurgia de coluna, já que sentia muitas dores, e um erro médico a deixou paralítica, permanecendo em cadeira de rodas até seus últimos dias. Em 1966, Tarsila perdeu sua única filha, Dulce, que faleceu de um ataque de diabetes, para seu desespero.

Tarsila foi uma das integrantes do Grupo dos Cinco, nome pelo qual ficaram conhecidos os cinco pioneiros da arte moderna paulista. Junto a Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Anita Malfatti, desafiou os costumes da sociedade brasileira da época.

Tarsila se casou pela primeira vez aos 20 anos, em 1906, com o médico André Teixeira Pinto, com quem teve sua única filha, Dulce do Amaral Pinto no mesmo ano. Pinto era um marido conservador e se opunha ao desenvolvimento artístico de Tarsila. Para ele, a artista devia se dedicar aos cuidados da casa e da filha. Assim que sua filha nasceu, a artista pediu anulação do seu matrimônio.

Revisão da vida toda voltará ao plenário do STF e julgamento é adiado de novo

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira. ... Tarsila do Amaral nasceu na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Era filha de José Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Aguiar do Amaral tradicional e rica família de São Paulo.

Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista. Junto à Anita Malfatti, ela ficou conhecida como uma das mais importantes pintoras da primeira fase do modernismo. E, ao lado dos escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, Tarsila inaugurou o movimento denominado “Antropofagia”.

No ano passado, obras de Tarsila do Amaral e de outros artistas pertencentes à coleção Jean Boghici foram roubadas de sua viúva, Geneviève Rose Coll Boghici.

Videoaulas

ASSINE A FOLHA

A obra foi feita para ser o presente de aniversário de Oswald, que ficou maravilhado e disse que era o melhor quadro da artista até então. "Abaporu" significa homem que come carne humana, uma referência ao movimento antropofágico, que buscava "devorar" influências de outros países e construir uma nova arte brasileira.

Em 1973, Tarsila morreu vítima de depressão, em São Paulo. Após sua morte, foi homenageada pela União Astronômica Internacional, em 20 de novembro de 2008, que deu o nome "Amaral" a uma cratera do planeta Mercúrio.

Quando e onde nasceu e morreu Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral, (b. September 1, 1886 in Fazenda São Bernardo. Capivari, São Paulo,- d. São Paulo on January 17, 1973).

Em que cidade Tarsila do Amaral morreu?

São Paulo, São Paulo Tarsila do Amaral/Local de falecimento

Em que lugar no Brasil Tarsila nasceu?

Capivari, São Paulo Tarsila do Amaral/Local de nascimento

Como a Tarsila morreu?

17 de janeiro de 1973 Tarsila do Amaral/Data de falecimento

Onde morou Tarsila do Amaral?

São Paulo ParisBarcelona Tarsila do Amaral/Lugares de residência

Qual é a história da Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira. O quadro "Abaporu" pintado em 1928 é sua obra mais conhecida. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, lançou o movimento "Antropofágico", que foi o mais radical de todos os movimentos do período Modernista.

Em quais cidades Tarsila do Amaral estudou?

São Paulo Tarsila do Amaral estudou em São Paulo em uma escola de freiras e no Colégio Sion. Completou seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro, "Sagrado Coração de Jesus", aos 16 anos.

Onde Tarsila do Amaral mora?

São Paulo ParisBarcelona Tarsila do Amaral/Lugares de residência

Porque Tarsila do Amaral foi importante?

Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista. Junto à Anita Malfatti, ela ficou conhecida como uma das mais importantes pintoras da primeira fase do modernismo. E, ao lado dos escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, Tarsila inaugurou o movimento denominado “Antropofagia”.