· 1347 Siena, Itália, Santa Catarina · 1531 Guadalupe, Juan Diego (*) · 1600 Agreda,…
Para os Romanos, existe um local de passagem onde ficam as almas que precisam ter seus pecados purificados antes de chegarem ao paraíso. Tal local recebe o nome de purgatório. Para os Ortodoxos, esse lugar não existe. Eles reconhecem a existência apenas do céu e do inferno.
Desde que suas esposas concordem, os homens casados estão permitidos a assumirem o cargo de padres, na Igreja Católica Ortodoxa. Para a Igreja Católica Romana tal fato não seria possível, pois o celibato é uma das principais características a serem seguidas pelos sacerdotes.
· 1347 Siena, Itália, Santa Catarina · 1531 Guadalupe, Juan Diego (*) · 1600 Agreda,…
Durante esse período, os primeiros cristãos foram duramente reprimidos, por isso, tiveram que enfrentar uma intensa oposição do governo romano que dominava todo o território da Palestina.
Somente com a promulgação do Édito de Milão, em 313, a perseguição aos cristãos teve um fim oficial. O documento determinava que o governo do Império Romano assumiria a neutralidade em relação à religiosidade da população.
Assim, durante o século IV, o catolicismo foi adotado como a religião oficial do Império Romano, o que facilitou a sua propagação ao longo dos continentes europeu, africano e parte do oriente.
No entanto, a crise vivida pelo Império Romano somada à expansão dos praticantes do catolicismo, obrigou o império a aceitar a nova religião.
No século XVI surge a Reforma Protestante. Os Reformadores conservaram muitos pontos da tradição…
O catolicismo é uma vertente do cristianismo que reúne o maior número de fiéis no mundo. De acordo com algumas estatísticas de 2012, o catolicismo congrega 28% de cristãos em relação à população mundial.
A divisão entre catolicismo romano e catolicismo ortodoxo se deu a partir de uma disputa entre os patriarcas do oriente e o Bispo de Roma sobre a organização da Igreja. Do mesmo modo, houve um desentendimento em relação ao Espírito Santo.
Sendo assim, a religião católica reúne a maior comunidade religiosa do mundo. Sua sede localiza-se no Vaticano e seu líder máximo é o Papa Francisco, o 266° Papa da Igreja Católica.
Após sua morte, seus seguidores — discípulos — ficaram encarregados de pregar os ensinamentos por ele deixados, fazendo com que suas ideias alcançassem o maior número de pessoas.
Tais povos estabeleceram uma íntima relação com os membros do clero. A partir de então, a Igreja Católica ocupou um espaço de influência e poder com um expressivo número de fiéis e terras, símbolo da riqueza da instituição.
Desse modo, a Igreja Católica se insere nos últimos séculos da Idade Antiga com notável poder e influência.