Não tem jeito: vez ou outra, todo mundo mete os pés pelas mãos e fala mais do que deveria. Mas e aquelas pessoas que são negativas e egocêntricas o tempo todo, principalmente pelas costas dos outros? Isso as torna falsas, já que elas acabam com o bem-estar emocional e mental de qualquer um. De todo jeito, não se preocupe! Este artigo traz dicas úteis para você identificar quem é assim e passar a se dedicar somente a quem merece a sua atenção de verdade. Observe bem os sinais de falsidade listados abaixo.
As máscaras sociais são necessárias até certo ponto para preservar a convivência harmônica. O que as relações de trabalho se tornariam sem a cordialidade e os sorrisos profissionais, não é mesmo? Se todo mundo falasse a opinião sem filtros, os conflitos e as brigas seriam constantes.
Ser autêntico é o sonho da maioria das pessoas. No entanto, por uma infinidade de razões, elas não conseguem realizá-lo. Para deixar a sua personalidade transparecer é preciso aceitar a sua verdade e vivenciá-la no cotidiano, mesmo que isso afaste algumas pessoas.
Ser autêntico não precisa ser trabalhoso, embora você precise despertar a sua consciência para não “criar climas” em momentos sociais. Todavia, a felicidade sentida ao viver de acordo com a sua verdade é incomparável.
Somente alguns recebem permissão para vê-los em estado natural. Ela normalmente é concedida quando nos sentimos a vontade na presença de amigos, cônjuge ou familiares.
Todos somos únicos de alguma maneira. Existem momentos em que estamos expressando o nosso verdadeiro eu e existem outros momentos em que nos deixamos influenciar por situações externas e interesses que nos fazem abrir mão do que somos para sermos aceitos num determinado contexto.
O princípio da comunicação não violenta visa expressar-se com sabedoria. Esta abordagem foi desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg e engloba tanto a capacidade de falar quanto a de ouvir.
A pessoa autêntica sabe quando deve agir conforme as normais sociais requisitadas pelo ambiente, mas não se deixa dominar por elas. Dessa forma, aproveita os seguintes benefícios:
Sabem que não vale a pena tentar agradar a todos e nem deveríamos tentar. Sempre haverá quem não gosta de nós. Melhor ser o que somos e atrair as pessoas que se identificam com a nossa forma de ser, pensar e agir.
Muitos embarcam na busca para ser autêntico, mas o que, de fato, significa autenticidade? O que todas essas pessoas estão procurando incorporar em suas personalidades?
Dessa forma alguém autêntico consegue se cercar mais de gente como a si mesmo. Isso por consequência se torna um círculo virtuoso onde tem liberdade para expressar ainda mais sua própria autenticidade.
Pessoas autênticas ouvem as opiniões dos outros, mas sabem que a decisão final está consigo mesma. Nesse momento fazem a devida avaliação e ouvem o que sua própria intuição está dizendo para então tomar uma decisão. Apenas seguem conselhos que se sentem confortáveis e acreditam ser os certos e não só porque alguma outra pessoa disse que era o que deveria ser feito.
Tende-se a pensar erroneamente que sinceridade significa expressar-se com certa agressividade, sem consideração por sentimentos alheios. Quem opta por esse método de comunicação é logo visto como inconveniente e rude.
Contudo, existem ainda certas pessoas incapazes de dar elogios quando é preciso, focadas em criticar cada mínimo detalhe do processo de alguém. Pautado na falta de caráter, este indivíduo também não consegue ficar feliz pelas conquistas do amigo, sempre arranjando uma forma de miná-lo.
Pessoas autênticas são do seu jeito e gostam de ser assim. Não estão preocupadas se tem gente que não gosta de como são. Não estão buscando aceitação. Preferem ser o que são e se sentir bem com isso.
A pessoa autêntica sábia consegue encontrar o equilíbrio entre se expressar de forma que reduza conflitos e se expressar sem barreiras. Se necessário, parafraseia as suas impressões, mas não deixa que sejam afetadas por falsos moralismos e influências sociais.
Uma pessoa autêntica é encantadora para muitos. Possuem características que os fazem únicos. São pessoas de personalidade marcante. Pessoas que não ficam no meio. Provavelmente você gosta muito ou detesta cada um deles pois deixam claro o que são e como pensam. E como se abrem, fica fácil para as pessoas se identificarem com elas ou discordarem do seu jeito de ser.