A atualização da carteira de trabalho precisa ocorrer toda vez que houver promoção, reajuste salarial, férias, mudanças de cargo, contribuição sindical, demissões ou admissões.
Se não houver, a recomendação do Denatran é para que o cidadão remova o CRLV-e anterior do aplicativo CDT e peça para baixar novamente. “Outra opção é sair do aplicativo e realizar o login novamente. Fazendo isso, o documento será atualizado”, afirma o órgão.
No menu CNH Digital, efetue a adesão clicando no link “CNH Digital - Ativação” e em “Ativar” e a sua CNH estará disponível para download no aplicativo. Você deve solicitar primeiro a 2ª via do documento (veja como solicitar aqui).
A atualização do documento do carro (CRV/DUT) é feita junto ao DETRAN (Departamento de Trânsito), que poderá solicitar documentos e cobrar taxas diferentes de acordo com cada estado. E, geralmente, é necessária uma vistoria em uma ECV (Empresas Credenciadas de Vistorias).
1) Ofício do coordenador do Renavam do Detran do Estado de transferência solicitando a atualização do Certificado de Registro do Veículo (CRV). 2) Original e cópia simples, frente e verso do CRV. 3) Original e cópia simples do documento de identidade do proprietário ou do vendedor do veículo.
Passo a passo
Foto: Arquivo Portal do Trânsito. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o número possui 11 (onze) caracteres e fica na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV (veja imagem ao lado). “Eles são atribuídos pelo sistema Renavam, sem a possibilidade de ser alterado pelo Detran”, explica o órgão.