Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina.
Glândulas
o que são - Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas directamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas.
As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. ... As glândulas mistas produzem substâncias que são liberadas em órgãos ocos e também produzem hormônios que são liberados diretamente no sangue.
Tem mais depois da publicidade ;) Glândulas exócrinas: São aquelas que produzem secreção e liberam-nas através de canais ou ductos para cavidades internas ou para fora do corpo. Como exemplo dessas glândulas, podemos citar as sudoríparas e as salivares.
As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.
As glândulas mamárias, classificadas como exócrinas (secretoras),estão presentes em ambos os sexos de todos os mamíferos. No entanto, a produção de leite ocorre geralmente nas fêmeas.
A glândula mamária, é um órgão par, que se situa na parede anterior e superior do tórax e está apoiada sobre o músculo peitoral maior; se estende da segunda à sexta costela no plano vertical e do esterno à linha axilar anterior no plano horizontal.
Os mamíferos apresentam também glândulas mamárias que são responsáveis por produzir leite, que serve de alimento para seus filhotes. Essa é uma das características mais marcantes e a responsável pelo nome dado a essa classe.
Histologia da Glândula Mamária Ela é formada pelo parênquima, a parte secretora, e pelo estroma, constituído de tecido conjuntivo e tecido adiposo, responsável por sua sustentação. Uma glândula mamária em lactação é composta por 15 a 20 lobos separados por septos de tecido conjuntivo com células adiposas.
OS LÓBULOS MAMÁRIOS são a unidade secretora da mama. São estruturas de contorno mais ou menos circular, circundados por estroma interlobular (tecido fibroso denso). Cada lóbulo é constituído por ácinos situados no estroma intralobular.
As glândulas mamárias são formadas por um sistema de ductos rodeados por tecido glandular, que produz o leite. Esta produção é influenciada por vários hormônios, entre eles a prolactina. A forma das glândulas varia conforme a espécie de mamífero.
1. Relativo a mama (ex.: região mamária; cancro mamário). 2. [ Botânica ] Diz-se da parte do vegetal em que aparecem elevações ou mamilos.
O que são as mamas densas. Quando falamos que uma mama é densa, significa dizer que existe uma grande quantidade de tecido glandular visualizado em um exame de mamografia. Este é um achado normal e comum.
O tratamento com um hormônio bloqueador de estrógeno é o único medicamento que atua na redução da densidade mamária, mas como ele apresenta alguns efeitos colaterais, só é recomendado para mulheres com alto risco de desenvolver a doença.
Uma mama é considerada densa quando ela apresenta pouca gordura e uma quantidade grande de tecido glandular e fibroso. As próteses de silicone contribuem para aumentar a densidade mamária.
A displasia mamária não é uma doença e, por isso, não existe tratamento. No entanto, os sintomas podem ser bastante desconfortáveis e, por isso, o ginecologista pode indicar o uso de medicamentos hormonais e remédios analgésicos e anti-inflamatórios como Paracetamol ou Ibuprofeno, que ajudam a aliviar os sintomas.
Displasia mamária pode até parecer nome de doença, mas não é. Trata-se de uma síndrome, ou seja, de um conjunto de sintomas, cujas características principais são dor e inchaço das mamas. A causa é hormonal, por essa razão, é no período pré-menstrual que as mulheres costumam ser acometidas por esse desconforto.