Com relação à resistência ao estresse dos ossos pelos tipos de forças ou cargas, Hall (1999) indica que o osso é mais forte para resistir cargas de compressão e mais fraco para resistir às cargas de cisalhamento.
A osteocalcina é específica do osso e estimula a ação dos osteoblastos. A osteonectina atua na mineralização, facilitando a deposição de cálcio. Após sintetizar a matriz e ser aprisionado por ela, o osteoblasto passa a se chamar osteócito.
Osteócitos: são células achatadas com vários prolongamentos citoplasmáticos e que se destacam por serem o tipo celular mais abundante nesse tecido. Essas células estão no interior da matriz óssea, mais precisamente no interior das lacunas, estando presente apenas uma célula por lacuna.
O Osteoclastos são células do tecido ósseo responsável pela remodelação e absorção. Os Osteoclasto são células móveis, gigantes, ramificadas, com partes dilatas que contém seis a 50 ou mais núcleos. Possuem citoplasma granuloso, algumas vezes com vacúolos, fracamente basófilo quando jovens e acidófilo nos maduros.
Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.
A matriz óssea é composta por uma parte orgânica(35%, representa a flexibilidade do osso), e uma parte inorgânica(65%, representa a rigidez e resistência do osso) cuja composição é dada basicamente por íons de fosfato e cálcio, formando cristais de hidroxiapatita.
Função: sintetiza a parte orgânica da matriz extracelular (como as glicoproteínas, proteoglicanos e colágeno I) e concentra o fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz óssea. Uma vez aprisionados na matriz recém-formada, passam a ser denominados osteócitos.
Os osteoblastos são responsáveis pela deposição da matriz, que ocorre ao redor da própria célula.
Qual das células listadas abaixo está relacionada com a reabsorção da matriz óssea? Os Osteócitos.