Carcinoma ductal invasivo Na maioria dos casos, são realizadas cirurgias para remover os tumores, como a mastectomia radical ou a lumpectomia. Dependendo do estágio de evolução da doença, pode ser recomendado o uso de radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal com modulador do receptor de estrógeno.
Definição histológica: carcinoma invasor composto por células semelhantes às células do epitélio escamoso. Padrões citológicos: os esfregaços são caracterizados pela presença de células escamosas extremamente discarióticas associadas com diátese (células inflamatórias, sangue e restos celulares necróticos).
Neoplasia epitelial maligna no qual ocorre infiltração do estroma subjacente. Localiza-se freqüentemente na JEC ou em áreas de metaplasia escamosa (zona de transformação).
Arquitetura difusa (em inglês : cell sheets with patternless growth) é um dos critérios para meningioma atípico segundo a OMS. Nucléolos proeminentes (macronucléolos). Chamam a atenção em vários campos, sendo que os nucléolos contrastam com a cromatina clara dos núcleos onde são encontrados.
Quando benignos, recebem o nome dos tecidos que os compõem, mais o sufixo "oma": fibroadenoma, angiomiolipoma, etc. O mesmo é feito para os tumores malignos, com os nomes dos tecidos que correspondem à variante maligna: carcinossarcoma, carcinoma adenoescamoso, etc.
Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer. A multiplicação celular é “controlada” pelos chamados oncógenes ativadores, que regulam o crescimento e a morte da célula.