A oliveira, que representa a paz, e a coruja, que representa a sabedoria, são os símbolos de Atena. Os gregos cultuavam Atena como deusa da guerra, da sabedoria e dos trabalhos manuais. Os antigos romanos veneravam Minerva, deusa com as mesmas características.
As principais características de Atenas e Esparta são o fato de que a cidade-estado de Esparta possuía uma economia voltada para a subsistência, sendo fraca a prática do comércio, enquanto que seu modelo de sociedade buscava produzir guerreiros, sendo o governo a monarquia.
Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.
Atenas foi, portanto, um centro artístico, econômico, intelectual e cultural da Grécia Antiga. Sua posição estratégica e sua centralização política levaram ao prestígio e reconhecimento na região.
Atenas e Esparta foram as duas maiores cidades-estado da Grécia Antiga, a importância delas é que Atenas criou a democracia e Esparta era uma cidade militar, apesar de não se bicarem e não ir muito uma com a cara da outra, elas juntas (Atenas cria a Liga de Delos que vai unir toda a Grécia Antiga, que era dividida em ...
Atenas na Antiguidade era uma sociedade não militarista, em oposição a Esparta e se destacava das outras cidades gregas por ter adotado a democracia. Foi fundada no século VIII a.C. na região da Ática. Durante as Guerras Médicas Atenas comandou o exército Grego através da chamada Confederação de Delos.