Qual O Significado Da Mitologia Grega?

Qual o significado da Mitologia Grega

Mitologia grega é o conjunto de histórias, lendas e mitos que pertenciam ao imaginário da civilização da Grécia Antiga, povoado por deuses, heróis lendários e criaturas fantásticas. Relacionada com a religião, a mitologia grega apresentava, além dos cultuados deuses, explicações para temas fundamentais, como o surgimento do Universo e da vida.

Mas podemos ir mais além. Se o fim do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., representa o fim da influência greco-romana nos padrões culturais do mundo ocidental, que passou a ser modelado pelo cristianismo, por outro lado, a cultura e a mitologia greco-romana são retomadas ao fim da Idade Média no período que ficou conhecido como Renascimento, bem como no século 18, quando se desenvolve um movimento cultural conhecido como Neoclassicismo.

A origem da mitologia grega

Mitologia grega é a história dos inúmeros deuses imortais, criaturas semidivinas e musas, criadas na Grécia antiga, e que atravessaram os séculos. A mitologia grega surgiu como tentativa para as explicações dos fenômenos naturais, ou como garantia de vitória nas guerras, de boa colheita, de sorte no amor, etc.

• Muitos mitos apresentavam contradições, mas isso não era um problema para os gregos. Na verdade, o principal foco dos mitos gregos era explicar, através da narração, como eram as coisas no passado, ou seja, a origem (Cosmogonia).

Artigos Mitologia grega

Artigos Mitologia grega

Durante esta etapa, toda a comunidade transmitia essas narrativas orais de geração em geração. Os mais velhos contavam as histórias dos deuses e heróis gregos para os mais jovens. Mas, além desta circulação familiar e coletiva, havia poetas que se dedicavam especialmente a narrar as histórias tradicionais. Os poetas não criavam as histórias, mas repetiam e compunham a história sobre os eventos míticos conhecidos por toda a comunidade.

Protagonista da história que narra a aventura do herói em companhia dos argonautas em busca do “velo de ouro”. Na narrativa, Jasão e seus companheiros tiverem que enfrentar vários monstros e seres mitológicos, além da ira de alguns deuses.

Em que livros é narrada a mitologia grega?

Este confronto envolveu muitos dos heróis gregos clássicos e os vários deuses, que tomaram partido de um lado ou de outro. Estes eventos são narrados na Ilíada e em muitos episódios prévios ou posteriores nas tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

Durante o Renascimento, a mitologia grega foi uma fonte de inspiração para pintores e escultores em sua diversificação de motivos, valores e formas de arte medieval (que estava profundamente ligada a temas cristãos).

Videoaula sobre Grécia Antiga: religião

<strong>Videoaula sobre Grécia Antiga: religião</strong>

Se conseguimos compreender a importância da herança grega para nossa civilização contemporânea - que está cerca de 3000 anos distante dela - não é difícil imaginar a influência que os gregos exerceram nas civilizações que lhes eram mais próximas em termos temporais. É o caso dos romanos, por exemplo, que dominaram a Grécia política e militarmente. No entanto, culturalmente, adaptaram-se aos modelos gregos.

Nos primórdios do Império, os deuses existiam apenas para servir ao homem e como o povo era normalmente camponês, os romanos cultuavam os patronos dos rebanhos e dos campos. Ofereciam-lhes animais, vinho e incenso antes das colheitas e os deuses eram invocadas para proteger os trabalhos do campo.

Mitologia nórdica

A mitologia egípcia é o conjunto de fábulas que reuniu uma considerável variedade de deuses, imersos na força da religião. Serviam, muitas vezes, para justificar a organização geral da sociedade, que vivia em função dos deuses, seguindo os princípios por eles estabelecidos.

É interessante começar dizendo que os gregos não acreditavam que o universo tivesse sido criado pelos deuses. Ao contrário, eles acreditavam que o universo criara os deuses. Antes de mais nada, existiam o Céu e a Terra, que geraram os Titãs, também chamados de deuses antigos. O mais importante deles foi Cronos (ou Saturno, para os romanos), que reinou sobre todos os outros. No entanto, o Destino - uma entidade à qual os próprios deuses estavam submetidos - determinara que Cronos seria destronado por um de seus filhos. Por isso, mal eles saíam do ventre materno, Cronos os devorava.

A mitologia grega é muito rica em personagens e criaturas sobrenaturais, que representam características inerentes da personalidade humana e das forças da natureza. Alguns dos principais seres mitológicos gregos são:

Mitologia celta

Entre elas, merecem destaque as tragédias (obras teatrais) de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, pois através delas conseguimos perceber com maior facilidade o significado simbólico que os mitos têm para a própria existência humana. Por meio delas, talvez se evidencie mais o significado que os mitos têm em termos psicológicos, que acabaram levando psiquiatras como Sigmund Freud e Carl Jung a analisar o significado dos mitos.

A segunda geração de deuses consistia no panteão do Monte Olimpo. Estes deuses são definidos pelas suas relações dentro de uma estrutura familiar patriarcal. Os deuses são imortais, mas eles não existiram sempre. Cada um deles tem uma origem estabelecida dentro de um esquema genealógico, o que muitas vezes explica os problemas e eventos de sua história.

Existem diversos deuses e deusas na mitologia grega, no entanto, os mais poderosos eram aqueles que supostamente habitavam a região do monte Olimpo e, por esse motivo, eram conhecidos como os Deuses Olímpicos.

De estudante para estudante

Mito, do grego, significa narrar, contar. No sentido figurado significa coisa inacreditável. Mito significa também personagem divinizado. Logia, do grego lógos, significa estudo, palavra, ciência.

Por motivos políticos, para um deus simbolizar um monarca, aproximavam-se do monoteísmo. Na verdade dizia-se apenas que uns poucos deuses eram mais importantes. O faraó Amemofis IV, abandonou o politeísmo e impôs o culto excessivo ao deus Atom, o próprio Sol, e nomeou-se o representante de Aton na terra. No reinado de Ptolomeu, Serápis era o deus oficial, que resultou da fusão dos deuses Osíris e Ápis.

As culturas antigas, na tentativa de enfrentar os problemas relacionados à existência da vida e de entender o mundo, encontraram um meio de se defender dos perigos reais e imaginários: criaram deuses, semideuses e heróis. Estes seres fabulosos eram envolvidos em histórias repletas de magia e aventuras.

Quais são as Mitologia Grega?

Alguns dos Mitos Gregos antigos são chocantes, mas todos vão cativá-lo.
  • Mito do lendário Odisseu.
  • Mito de Jasão e os Argonautas.
  • Mito de Teseu, o lendário rei de Atenas.
  • As Amazonas.
  • Perséfone, a rainha do submundo.
  • Prometeu, amigo do homem.
  • Mito da queda de Ícaro.
  • Calisto, a constelação Ursa Maior.

Como é a história da Mitologia Grega?

A mitologia grega se originou de um conjunto de relatos fantasiosos e imaginativos em que os gregos procuravam explicar, por exemplo, a origem da vida, a vida após a morte, dentre outros assuntos. Os deuses gregos eram homenageados por meio de jogos e competições esportivas.

Quais as principais lendas da mitologia grega?

  • AS LENDAS DIVINAS. UM MUNDO CAÓTICO. I. A CRIAÇÃO DO MUNDO. ...
  • III. UMA VIDA DE PROVAS E DE GLÓRIA. IV. ...
  • — O LEÃO DE NEMÉIA, A HIDRA DE LERNA, O JAVALI DE ERIMANTO.
  • V. PACIÊNCIA E ESPERA... — A CORÇA DE CERÍNIA, AS AVES DO LAGO. ...
  • AS LENDAS DIVINAS.
  • UM MUNDO. CAÓTICO.
  • I. A CRIAÇÃO DO MUNDO. Na origem, nada tinha forma no universo.

Quais as principais lendas da Mitologia Grega?

  • AS LENDAS DIVINAS. UM MUNDO CAÓTICO. I. A CRIAÇÃO DO MUNDO. ...
  • III. UMA VIDA DE PROVAS E DE GLÓRIA. IV. ...
  • — O LEÃO DE NEMÉIA, A HIDRA DE LERNA, O JAVALI DE ERIMANTO.
  • V. PACIÊNCIA E ESPERA... — A CORÇA DE CERÍNIA, AS AVES DO LAGO. ...
  • AS LENDAS DIVINAS.
  • UM MUNDO. CAÓTICO.
  • I. A CRIAÇÃO DO MUNDO. Na origem, nada tinha forma no universo.