O braquiorradial é um flexor forte do cotovelo quando o antebraço está em uma posição intermediária entre a supinação e a pronação. Quando pronado, o braquiorradial é mais ativo na flexão do cotovelo, já que o bíceps braquial está numa desvantagem mecânica.
Execução
Flexão, ou “dobrar”, envolve reduzir o ângulo entre as duas entidades que participam do movimento (ossos ou partes do corpo). Em contraste, extensão, ou “esticar”, envolve aumentar o respectivo ângulo.
Dois eixos de movimento são conhecidos na articulação do joelho: o transversal e longitudinal. No eixo transversal é onde acontece o principal movimento do joelho, a flexo-extensão que pode chegar entre 140 e 160º na flexão e na extensão em zero grau.
Articulação tibiofemoral É uma articulação do tipo gínglimo, pois permite apenas movimentos de flexão e extensão, e alguns rotacionais e laterais.
O joelho permite os seguintes movimentos: flexão, extensão, assim como uma leve rotação lateral e medial. O joelho também possui mecanismos especiais de travamento e destravamento, relacionados ao movimento dos côndilos femorais no platô tibial.