Goiás está localizado, literalmente, no coração do Brasil. Pertencente à região centro-oeste, durante a construção de sua história o estado recebeu influências de diversas localidades.
Arroz e feijão, frango com guariroba e quiabo com jiló formam a combinação mais tradicional dos almoços típicos do interior do estado. Mas, além deles, um acompanhamento é indispensável, o angu de milho verde. Os grãos são batidos com um pouco de água e a mistura é coada. Depois vai para a panela até engrossar. Combina muito com cheiro verde e pimenta de cheiro.
O Estado de Goiás tem uma gastronomia bem típica e tradicional, e assim vemos se repetir com as iguarias que a cidade tem a oferecer. O que distingue a culinária goiana do restante são os temperos e ingredientes nativos do Cerrado adicionados as receitas.
O famoso X-tudo deixa qualquer um impressionado. Afinal, como o próprio nome diz, nesse prato cabe de tudo um pouco. Os principais ingredientes são: hambúrguer, milho, batata palha, ovo, queijo, bacon e abacaxi.
Em relação aos pratos típicos da culinária goiana, as maiores referências são a cozinha mineira e os bandeirantes de todo o sudeste. Essa proximidade entre Minas Gerais e Goiás, inclusive, rende muitas disputas pela autoria das receitas.
Goiânia não existe sem pequi e vice-versa. Não deixe de provar essa delícia, as opções vão desde arroz com pequi, frango com pequi, risoto de pequi, até pequi com molho caipira.
Pratos suculentos, servidos com muita generosidade e com ingredientes muito ligados à cultura rural – principalmente por causa do agronegócio, marca do estado – caracterizam bem as comidas típicas, que estão entre os mais gostosos do país.
O assado mais tradicional é recheado com frango desfiado, azeitonas, queijo minas em cubos, linguiça caseira e guariroba, palmito natural do cerrado que confere ao salgado uma característica única.
Embora o figo verde não seja doce, nas cozinhas de Goiás ele se transforma em uma sobremesa tentadora. Cozida com canela e açúcar, a fruta ganha sabor adocicado e textura altamente convidativa.
Muito antes da popularidade dos food trucks os goianos já apreciavam comida de barraquinha. Aliás, o sanduíche é uma das paixões gastronômicas do estado. Seja na capital ou interior, praça em Goiás é sinônimo de pit-dog, nome carinhoso dado às pequenas lanchonetes de rua.
Delicioso, o doce de goiaba goiano ganha sabor ainda mais marcante quando combinado com generosas fatias de queijo minas, em uma mistura que valoriza as características de cada prato. Irresistível!
Choro, Samba, MPB, Sertanejo, Forró. Esses são alguns dos gêneros musicais brasileiros mais populares no país e que se tornaram conhecidos mundialmente em virtude da projeção que alguns representantes do gênero obtiveram em sua carreira.
Muito antes da popularidade dos food trucks os goianos já apreciavam comida de barraquinha. Aliás, o sanduíche é uma das paixões gastronômicas do estado. Seja na capital ou interior, praça em Goiás é sinônimo de pit-dog, nome carinhoso dado às pequenas lanchonetes de rua.
Não há como falar das comidas típicas goianas sem citar o pequi. Amado por uns e odiado por outros, ele pode ser preparado sozinho ou com frango. Porém, a preparação com arroz é o verdadeiro clássico. O prato leva, além do arroz, açafrão, pequi e temperos, mas, pode contar com adicionais, como milho, guariroba e frango. O sucesso é tanto que a iguaria ganhou releituras gourmet e ficou conhecida em todo o Brasil.
Unanimidade entre os goianos! Tanto que nos restaurantes mais tradicionais existe até rodízio de pamonha. Em Goiás, a massa tradicional, que leva milho verde ralado, banha de porco e temperos é incrementada com queijo, linguiça, frango, carne desfiada e pimenta.
Ingredientes
As 10 melhores comidas típicas do Maranhão
Estados da região Nordeste
As mulheres usam muitos colares, estampas e sandálias rasteiras. As roupas típícas do Carimbó, dança popular da região norte, também fazem parte do figurino tradicional, com saias coloridas e franzidas, produzidas em cetim ou seda. As rendas e as bijuterias feitas de sementes também são bastante populares.
Alguns deles inclusive foram adaptados pelo saber de artesãos nordestinos que desenvolveram instrumentos similares porém peculiares no Nordeste, como a rabeca, que, inspirada no violino, foi o primeiro instrumento melódico utilizado no forró, pois o acordeom somente foi difundido no Brasil com a imigração dos alemães ...
Conheça os 5 estilos musicais do Nordeste que mais fazem sucesso no Brasil!
Estilos historicamente populares ficaram de fora das principais escolhas gerais brasileiras, mas surgem nas regiões – o pop é o preferido para 36% dos entrevistados do Sul, o rock para 33% do Centro-Oeste, samba para 24% do Sudeste e, da mesma forma, o forró é massivo no nordeste, e o eletrônico aparece na preferência ...
Choro, Samba, MPB, Sertanejo, Forró. Esses são alguns dos gêneros musicais brasileiros mais populares no país e que se tornaram conhecidos mundialmente em virtude da projeção que alguns representantes do gênero obtiveram em sua carreira.
Ritmos do Brasil - Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc.