EQST

Qual O Poder Do Sndico No Condomnio?

Qual o poder do sndico no condomnio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual o poder do síndico no condomínio?

A lei, e mais precisamente o Código Civil, lista diversos deveres do síndico, como a conservação e manutenção das áreas comuns do condomínio, cumprir e fazer cumprir as regras e as decisões assembleares, manter o seguro do condomínio em dia, entre muitas outras obrigações.

O que ganha o síndico?

Remuneração direta Seu termo oficial é pró-labore de síndico. Não há lei que sugira um piso ou teto para o mesmo, então os valores são estipulados pelo próprio condomínio. Em média, o salário de um síndico fica entre de dois a cinco salários mínimos.

O que fazer quando ninguém quer assumir o cargo de síndico?

Por isso, se nenhum condômino está disposto a assumir a responsabilidade de Síndico, o Condomínio pode contratar uma Administradora ou um Síndico profissional “Jurídico” para cumprir esta função. Uma forma de estimular o interesse pelo cargo de Síndico em condôminos, inquilinos e proprietários é oferecer benefícios.

Como renunciar ao cargo de síndico?

Quais são os passos para a renúncia do síndico:

  1. Carta informando a renúncia. O síndico deve redigir uma carta simples dirigida à administradora ou conselho do condomínio. ...
  2. Comunicação aos condôminos. ...
  3. Assembleia Geral Extraordinária. ...
  4. Subsíndico. ...
  5. “Mandato tampão” ...
  6. Permanência do renunciante. ...
  7. Síndico profissional.

Qual o papel do conselho fiscal do condomínio?

Atuando de forma complementar ao trabalho do síndico e da administradora, o conselho fiscal tem como principal atribuição acompanhar e auditar as finanças do condomínio. Além disso, o órgão emite pareceres em relação a essas contas (indicando ou não sua aprovação) e alerta o síndico sobre possíveis irregularidades.