A ginástica artística é também muito conhecida por ginástica olímpica. Isso se deve ao fato de ela, durante muito tempo, ter sido o único tipo de ginástica a integrar os Jogos Olímpicos.
Quem pratica a ginástica artística são chamados de ginastas. Embora inicialmente ela era praticada somente por homens, hoje essa modalidade está presente em ambas categorias (masculina e feminina). Você sabia? No início, essa modalidade era chamada de ginástica olímpica.
O que significa a Ginástica Artística ou GA ? A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade.
Caracteriza-se como ginástica de competição aquelas em que existe uma preocupação em ser o número 1 do esporte, a conquistar medalhas e a chegar a alta performance do atleta. Portanto, a ginástica de competição pode ser tanto a ginástica artística, quanto a rítmica ou de trampolim.
A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias.
A ginastica, de modo geral, pode melhorar a vida de qualquer indivíduo, tendo em vista os grandes problemas gerados pelo sedentarismo e pela obesidade. Além de ajudar na promoção da saúde, também ajuda a melhorar a aparência, a melhorar o humor, e a inserir o indivíduo na sociedade.
Já a ginástica não competitiva engloba uma série de modalidades que possuem objetivo de recreação, reabilitação ou até mesmo de interação social. Existem diversas modalidades não competitivas. Entre elas, podemos citar: ... Ginástica corretiva e de conservação .
Resposta: Ginástica competitiva: é realizada em grupo e tem como objetivo a cooperação. Confiança, é a palavra chave nesta modalidade, pois é preciso confiar, cegamente, no parceiro para o resultado final ser um trabalho belo, dinâmico e forte, equilibrado, flexivo e dentre outros.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
Entre os diversos benefícios da Ginástica Laboral, destacam-se: melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia.
Conforme será exposto, para o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), apenas profissionais de educação física podem ministrar a ginástica laboral. E para o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), os fisioterapeutas também o podem.
A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.
Tipos de ginástica laboral
Ginástica laboral para grupos, avaliação biométrica e ergonômica, palestras de sensibilização. Os preços situam-se entre R$ 1.
R$ 1.
de 10 a 15 minutos
De modo geral, uma frequência viável e eficaz de GL para prevenção de doenças ocupacionais é três vezes por semana. No entanto, não há uma regra. A melhor frequência e horário depende também da dinâmica e organização de cada empresa. O melhor horário é aquele em que o maior número de colaboradores possam ser atendidos.
A maioria dos estudos indica que o ideal seria fazer uma pausa de pelo menos cinco minutos a cada hora trabalhada. É bem evidente que não é viável fazer a ginástica laboral com toda essa frequência. Mas, a recomendação mínima é de uma vez por dia, três vezes por semana para que seus efeitos sejam observados.
Os objetivos da Ginástica Laboral são: - Contribuir para a consciência corporal; - Aliviar o estresse; - Trabalhar a reeducação na postura; - Prevenir lesões por traumas cumulativos como lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
Aparelho de som; Bexigas; Bastões; Bolas de Diferentes tamanhos; Extensores; Colchonetes; Halteres; Cadeiras [...]
A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social.
Segundo Nascente (1988), a Ginástica é “conjunto de exercícios corporais com o objetivo de aprimorar ou corrigir as capacidades físicas”. ... A palavra ginástica diz-se vir do grego “Gymnastiké”, arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade, ou “Gimos”, que significa nu.