Resposta. O Consulado era uma nova forma de governo instaurada por Napoleão Bonaparte, após o golpe de estado de estado, ocorrido em 1799, também conhecido como Golpe do 18 de Brumário. Esse golpe de estado representava o fim da revolução francesa bem como a ascensão da burguesia.
Inaugurado em 9 de Novembro de 1799, o Consulado tomava por inspiração o triunvirato romano, e tinha três líderes políticos (inicialmente, Napoleão, Ducos e Sieyès, que foram depois substituídos por Cambacérès e Lebrun).
O governo do consulado era controlado por militares, sendo que três cônsules comandavam o poder executivo (Napoleão, Roger Ducos e Sieyés), como Napoleão foi eleito primeiro-cônsul da república era ele quem governava.
Durante o Consulado, promoveu transformações políticas que concentravam amplos poderes nas mãos do Poder Executivo. Nos primeiros anos de 1800, criou uma nova constituição aprovada pelo voto de mais de 3 milhões de franceses.
Inauguração de escolas públicas. Redistribuição de terras. Drenagem de pântanos. Contrução de pontes e redes de estradas(para maior controle da circulação de capital).
O consulado foi um regime político que governou a França desde a queda do Diretório, com o golpe de 18 de Brumário (10 de novembro de 1799), até 18 de maio de 1804, quando se inicia a primeira fase do Império Napoleônico.
Em 12 de agosto de 1798, o movimento precipitou-se quando alguns de seus membros, distribuindo os panfletos na porta das igrejas e colando-os nas esquinas da cidade, alertaram as autoridades que, de pronto, reagiram, detendo-os. Tal como na Conjuração Mineira, interrogados, acabaram delatando os demais envolvidos.
Resposta. Quatro condenados à morte pela participação no movimento emancipacionista da Conjuração Baiana (também chamada de Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios) foram enforcados em um dia como este, no ano de 1799.