A recepção tem como objetivo fazer com que a bola perca força e velocidade, facilitando, assim, o levantamento. A ação de receber a bola é realizada pelo jogador que ocupa a posição 6 ou pelo líbero da equipe, após o ataque adversário. A recepção é o primeiro contato de uma equipe com a bola.
Recepção de bola com o peito do pé: A recepção de bola com o peito do pé é um procedimento que requer um bom domínio e ação rápida, normalmente é utilizado em situações em que a bola vem de maior altura, colocando o pé embaixo da bola que vem caindo.
Qual a diferença entre recepção e domínio? Bom, recepção, como o próprio nome diz, é o ato de receber a bola ou interromper a sua trajetória. ... Apenas alguns momentos antes da recepção, o atleta tenta ter controle da bola. É justamente essa ação que chamamos de domínio.
A recepção é um outro fundamento técnico cujo objetivo maior é que o jogador domine a bola que está sendo passada para ele. No handebol existem 3 tipos de recepção: recepção alta, recepção média e recepção baixa, ou seja, depende da altura que a bola está sendo recepcionada.
A forma de recepção básica é através da manchete, que favorece armações mais afastadas da rede. Há também a possibilidade de recepção de toque obrigará armações mais próximas da rede. É considerado um princípio de defesa.
TIPOS: - ALTA : Prevendo uma possível utilização do bloqueio. - MÉDIA: Emprega-se antes da recepção do saque. - BAIXA: Utiliza-se antes das defesas.
Basicamente, os tipos de recepção podem se dividir em dois: formal e informal.
Recepção A jogada de defesa que recebe o saque é chamado de recepção. Uma recepção bem feita possibilita um desempenho melhor no ataque da equipa. A recepção costuma ser realizada através do toque ou da manchete.
A) O jogador deve socar a bola em direção ao chão para que seu companheiro de equipe recepcione a mesma. B) A palma da mãos deve ser usada para apoiar a bola, enquanto as pontas dos dedos a pressionam. C) A bola escorrega da mão do jogador e consequentemente faz a equipe perder a posse de bola.
A manchete é o fundamento mais utilizado para receber o saque adversário, uma vez que as bolas geralmente vem baixo e esse é o movimento que mais se adéqua para a situação.
A recepção é o primeiro contato de uma equipe com a bola. Para realizar uma recepção, o jogador utiliza manchete ou toque. A defesa no voleibol é geralmente realizada através da manchete ou do toque. Porém, é entre os fundamentos o que apresenta um maior número de recursos.
A defesa é uma ação que tem como objetivo impedir que o ataque da equipe adversária resulte em ponto. O bloqueio pode ser considerado uma ação defensiva quando tem o objetivo de amortecer o ataque adversário e, assim, facilitar a recepção.
A defesa no Voleibol pode ser definida como a ação de recuperar as bolas vindas do ataque adversário que ultrapassam o bloqueio e criar condições para o contra-ataque, exigindo concentração, coragem, agilidade e determinam o espirito de luta da equipe.
As posições de expectativa mais utilizadas no voleibol são a baixa, que é mais empregada em situações de defesa e de proteção ao ataque; a média, utilizada principalmente para a recepção e levantamento; e a alta, que é mais usada para o saque (exceto o por baixo), ataque e bloqueio (MACHADO, 2006).
As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa. Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio).
Os principais fundamentos da defesa “individual” são:
"Fundamentos individuais de defesa individual são técnicas, posturas, procedimentos, atitudes e recursos que tornam o jogador mais qualificado para defender dentro de um sistema de defesa individual”. Assinale a afirmativa que melhor apresenta o que é necessário para se obter uma boa postura defensiva.
Resposta: Ofensivo: quando se pega o rebote depois do ataque, no lado do do adversário. Rebote Defensivo e Rebote Ofensivo. Defensivo: Quando se pega o rebote em seu lado da quadra, ou seja, na defesa. Ofensivo: Quando se pega o rebote depois do ataque, no lado do do adversário.
Rebote significa retorno de algo rebatido, no caso da área farmacêutica, este termo é utilizado quando há retorno dos sintomas mesmo após o fim do tratamento. Um exemplo prático é o caso de pessoas que possuem dor de cabeça com frequência e misturam remédios diversos, o que acaba gerando mais dor de cabeça ainda.
Finalizando a lista dos fundamentos, estão o rebote - que é a possibilidade de interceptação de uma bola por um jogador adversário no momento de um arremesso errado ou um passe -, e os fundamentos individuais de defesa que trabalham a habilidade de marcação para impedir o ataque ao seu setor da quadra.
Quando uma tentativa de arremesso não resulta em cesta, jogadores de ambas as equipes buscam retomar a posse de bola a fim de realizar uma nova finalização ou iniciar a armação de uma jogada de ataque.