O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanóico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre (±7% de ácido acético em solução aquosa).
Enquanto o tipo orgânico ou não-filtrado é mais comum em lojas de produtos naturais ou produtores artesanais, o vinagre de maçã inorgânico ou filtrado é aquele mais comum e fácil de ser achado em mercados.
Vinagre de álcool possui sabor mais forte, sendo também usado para substituir produtos de limpeza. Feito a partir da cana-de-açúcar e com grande quantidade de álcool - como o nome já indica -, esse tipo de vinagre tem duas diferenças marcantes em relação aos demais: o sabor mais forte e o preço mais baixo.
Tipos de vinagre para usar no dia a dia
O vinagre de arroz (de sabor neutro) é indispensável na cozinha asiática, por exemplo. Já o vinagre de vinho branco (de sabor suave) é ideal para escabeches, enquanto o balsâmico pode ser usado tanto nas saladas, antepastos e em pratos quentes.
O que diferencia o vinagre balsâmico (aceto balsamico, em italiano) dos vinagres comuns é que, enquanto estes são feitos a partir de vinho branco ou tinto, o balsâmico tem como matéria-prima bruta as uvas brancas.
O vinagre branco é uma solução tipicamente composta de 4 a 7% de ácido acético e 93 a 96% de água, embora tipos com maior teor de ácido acético estejam disponíveis para fins agrícolas ou de limpeza. É mais comumente feito através da fermentação de álcool de cereais.
Vinagre de vinho branco Não altera a cor dos alimentos, tornando-o a melhor opção para assados, molhos e sopas. É muito utilizado em molhos vinagrete, molhos amanteigados e saladas.
Alguns historiadores até relatam que o vinagre era uma espécie de vinho ruim e misturado com fel ou mirra se tornava um anestésico, e que Ele se recusou a beber pois não queria ser anestesiado, queria sentir a dor que carregava em suas costas naquele momento.
Mas é preciso tomar cuidado: o vinagre é um produto ácido, que pode causar danos ao esmalte dos dentes. Se for usar vinagre para clarear os dentes, lave bem a boca e escove os dentes com pasta depois.
"O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza.
Mas não é qualquer tipo de vinagre que será útil na limpeza da casa. “O recomendado para uso em tecidos e superfícies domésticas é o vinagre branco ou o vinagre de álcool, que não possuem corantes e nem aromas de frutas presentes nos usados para fins culinários”, explica a personal organizer.
Vinagre branco e detergente
11 formas surpreendentes de usar vinagre na limpeza