Ao pregar o topo de peças de madeira, o ideal é posicionar os pregos a 45º em relação à peça, assim ele penetra as fibras transversalmente. Nessa posição, a fixação melhora e o risco de rachaduras é menor. Dica 7: O correto é deixar os pregos desalinhados entre si e distantes da borda.
Alinhe a extremidade do objeto com a primeira linha de centímetro da régua. A ponta de réguas físicas nem sempre fica alinhada ao início do primeiro centímetro. Tenha cuidado e faça os ajustes necessários. Deixe a régua bem reta no objeto que quer medir.
O palmo é uma medida de comprimento que se obtém com a mão toda aberta, medindo-se do dedo polegar ao mínimo, cuja distância gira em torno de 22 centímetros.
Para ensinar a medir o comprimento dos objetos, o professor pode utilizar materiais bem simples como a régua, a fita métrica e a trena. Com esses materiais o professor pode pedir para que os alunos realizem pequenas tarefas, como medir a distância entre a escola e a casa deles.
Já a profundidade é utilizada quando queremos medir algum recipiente, da sua base até a parte mais profunda, como a distância interna de uma piscina ou do oceano. A norma diz que as medidas devem ser colocadas na ordem: comprimento x largura x altura (ou profundidade).
Para medir-se distâncias menores, existem os submúltiplos do metro, que são: