Qual o nome cientfico da pneumonia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O tipo mais comum de pneumonia é causado por Streptococcus pneumoniae, chamada de pneumonia típica, ou pneumonia pneumocócica.
Quais as classificações etiológicas da pneumonia?
A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é aquela pneumonia que se adquire fora do ambiente hospitalar ou nas primeiras 48 horas de internação. Já a Pneumonia adquirida no hospital (PAH) ocorre após 48 h da admissão hospitalar.
Qual a diferença entre pneumonia adquirida na comunidade e a hospitalar?
A pneumonia é uma doença inflamatória aguda causada por micro-organismos (vírus, bactérias ou fungos) ou pela inalação de produtos tóxicos que comprometem os espaços aéreos dos pulmões. Quando a contaminação ocorre fora do ambiente hospitalar, ela é chamada “pneumonia comunitária”.
Qual a manifestação clínica da pneumonia?
As principais manifestações clínicas da pneumonia são tosse com produção de expectoração; dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios; mal-estar geral e febre². A radiografia de tórax auxilia no diagnóstico e também na avaliação da extensão da doença².
Qual é o tratamento para pneumonia comunitária?
Como deve ser o tratamento O tratamento da pneumonia comunitária é feito de acordo com a orientação do médico e envolve, na maioria dos casos, o uso de antibióticos como Azitromicina, Ceftriaxona ou Levofloxacino.
O que são pneumonias comunitárias?
A pneumonia adquirida na comunidade é uma infecção pulmonar que se desenvolve em pessoas que não estão em um hospital. Muitas bactérias, vírus e fungos podem causar pneumonia. O sintoma mais comum de pneumonia é tosse que produz escarro, mas dor torácica, calafrios, febre e falta de ar também são comuns.