rodoviário
transporte marítimo
Modal Ferroviário Está entre os modais que têm custos mais baixos. É mais utilizado para o transporte de commodities, como produtos siderúrgicos e agrícolas, derivados do petróleo e minério de ferro — que podem ser levados em grande escala.
Ferroviário O mais importante do país até a década de 30 do século passado, o transporte ferroviário é mais barato quando considerado para atender a longas distâncias e ideal para cargas de commodities como soja, minério de ferro, derivados do petróleo, entre outros.
Transporte dutoviário: Talvez esse seja o modal menos conhecido, já que se trata de uma demanda específica: os dutos ou tubos. Ele costuma ser bastante utilizado no transporte de cargas denominadas como perigosas.
Modais de transporte de cargas: Aéreo É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega.
Aéreo
Alto valor agregado: É o modal de transporte mais caro em relação às outras opções. Devido o alto custo dos insumos (combustível e depreciação das peças).
Trata-se de um processo de transporte por via marítima, limitado à área costeira, ainda que o percurso inclua trechos de rios ou lagos. Os produtos são movimentados de um porto a outro dentro do país, diferentemente da navegação de longo curso, aquela que envolve portos de vários países.
Cabotagem é a navegação entre portos marítimos sem perder a costa de vista. A cabotagem contrapõe-se à navegação de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes nações.
O termo “cabotagem” se refere a um modo de navegação realizada entre “cabos”, sem perder a terra à vista. ... Outra grande vantagem da cabotagem no Brasil é que, além da sua costa navegável, muitas das principais cidades e polos industriais se concentram no litoral, ou mesmo em localidades próximas a ele.
O MODAL AQUAVIÁRIO, COM DESTAQUE À NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM, COMPROVADAMENE É O QUE MENOS INTERFERE NO MEIO AMBIENTE, TANTO PELA REDUZIDA EMISSÃO DE CO2 NA ATMOSFERA, COMO PELO BAIXO CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS/TONELADA ÚTIL TRANSPORTADA, E AINDA POR SER UMA VIA NATURAL, QUE, AO SER IMPLANTADA, PRATICAMENTE NÃO GERA ...
Navegação de cabotagem: é aquela realizada entre os portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou estas e as vias navegáveis interiores; Navegação de longo curso: navegação realizada entre portos brasileiros e estrangeiros; Navegação interior: é aquela realizada em hidrovias interiores, em ...