Quanto à ligação, o LED é polarizado. Isso significa que ele possui um terminal positivo (anodo) e um terminal negativo (catodo), conforme mostrado na figura seguinte. Sua simbologia é uma seta com um traço e duas setas menores indicando a emissão de luz. A corrente flui apenas do lado positivo para o negativo.
A perna mais comprida é a perna comum. As demais acionam a cor vermelha, verde e azul. CUIDADO: A corrente que passamos pelo LED não pode ser maior que 20 miliamperes, de modo que você deve colocar um resistor em série com ele para limitar a corrente elétrica.
Você vai encontrar lâmpadas LED com quatro tipos de voltagem: 12 volts, 110 volts, 220 volts e bivolt. Assim como qualquer outro equipamento que vamos ligar na tomada, você precisa comprar a lâmpada que tenha a tensão compatível com a sua rede de tensão.
1) Quantos volts nós vamos usar para alimentar o LED (tensão da fonte de alimentação)? No nosso caso, serão 9,0 volts.
110 ou 220 volts
Um conjunto de pisca-pisca geralmente tem de cem a 200 lâmpadas, cada uma com 0,35 watts de potência. Um conjunto de lâmpadas maior consome 0,07 kWh.
Para as lâmpadas dos piscas é necessário à instalação dos resistores (um resistor por cada lâmpada), pois a baixa amperagem (consumo) destas lâmpadas, fazem com que o relê do pisca reconheça como lâmpada queimada o que faz com que a lâmpada fique piscando muito rápido.
Então o que acha de reaproveitar elas. Essas pequenas lâmpadas podem ser usadas em mostradores de painel indicando o seu funcionamento. Elas podem também ser utilizadas dentro de olhos de boi com defeito. Basta abrir o mesmo, retirar a lâmpada velha e adaptar essa nova.
Ao emendar duas lâmpadas, utilize tubos termo-retráteis para conectar as emendas ao invés de fita elétrica comum. Eles oferecem melhor proteção contra o fogo e electrocussão e também não soltam como fita elétrica.
Se for com um cordão de 160 leds, pode ser o dobro. Fazes assim: Preparas uns pedaços de fita cola e quando a luz acender colas em cima do led que assim a luz fica colada e já não foge. Os "Trabalhadores do Comércio" vão lançar novo single... "Chamem os Bombeiros (que eu não apago)"!