Qual O Medicamento Referncia Do Atenolol?

Qual o medicamento referncia do atenolol

Atenolol deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. O paciente não deve utilizar Atenolol se estiver em jejum por tempo prolongado.

Recentemente, uma avaliação pelo Grupo de Estudo Prospectivo do Diabético (UK Prospective Diabetes Study Group - UKPDS 38 e 39) do atenolol em pacientes hipertensos com diabetes tipo II, demonstrou outros benefícios na terapia anti-hipertensiva sob condições mais estreitas (pressão arterial < 150-185 mmHg), na prevalência de micro e macro angiopatias com monitoração em um período de 9 anos.

Quem não deve usar

Para pacientes após alguns dias da ocorrência de um infarto agudo do miocárdio, recomenda-se 1 dose oral de 100 mg diários de Atenol para profilaxia a longo prazo do infarto do miocárdio.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Pelo agrupamento dos resultados da maioria dos estudos controlados e aleatorizados, envolvendo mais de 3.000 pacientes, foi demonstrado que atenolol diminui a pressão arterial sistólica mais significativamente do que o propranolol, metoprolol e oxiprenolol (p<0,01) e pressão arterial diastólica mais significativamente do que o propranolol, metoprolol, oxiprenolol, pindolol (p<0,01), acebutolol e labetolol (p<0,05). A maioria dos estudos incluídos na pesquisa foi de alta qualidade e foram utilizadas dosagens apropriadas. Não existem diferenças significantes na pressão arterial de repouso entre atenolol e antagonistas de cálcio. Os inibidores da ECA, enalapril e lisinopril, diminuíram a pressão arterial sistólica de repouso em um maior grau que o atenolol, mas o contrário é verdadeiro para o captopril.

Fontes consultadas

<div class=

Fontes consultadas" title="
Fontes consultadas" />

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 25, 50 ou 100 mg, como o nome comercial Ablok, ou como genérico sob a designação “atenolol”. Além disso, esse remédio pode ser encontrado em associação com outra substância, a clortalidona, um diurético que aumenta a eliminação de urina, potencializando o efeito do atenolol.

O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo (isto é, age preferencialmente sobre os receptores adrenérgicos beta-1 do coração), no entanto, a seletividade diminui com o aumento da dose. O atenolol não possui atividade simpatomimética intrínseca nem atividade estabilizadora de membrana. Assim como outros betabloqueadores, o atenolol possui efeitos inotrópicos negativos, portanto, é contraindicado em insuficiência cardíaca descompensada. Como ocorre com outros agentes betabloqueadores, o mecanismo de ação do atenolol no tratamento da hipertensão não está completamente elucidado.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Atenol maior do que a recomendada?

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Características Farmacológicas

Características Farmacológicas

A terapia concomitante com di-hidropiridinas, como por exemplo, nifedipino, pode aumentar o risco de hipotensão e pode ocorrer insuficiência cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca latente.

O uso concomitante de rivastigmina e beta-bloqueadores pode resultar em efeitos bradicárdicos aditivos.

Como age

Os resultados do estudo bem controlado de isquemia silenciosa com atenolol (Pepine CJ et al. Circulation (1994); 90(2): 762), sugeriram um efeito benéfico do tratamento com atenolol em pacientes com isquemia monitorada por eletrocardiograma ambulatorial (AECG). O atenolol reduziu incidentes de relatos de isquemia e melhorou incidentes de sobrevivência livre de eventos.

O atenolol deve ser usado por via oral, com um copo de água, sempre no mesmo horário todos os dias. O comprimido de atenolol de 25 mg deve ser ingerido inteiro, sem partir e sem mastigar. Já os comprimidos de 50 mg e 100 mg podem ser partidos. 

Saúde Humana

Atenolol pode ser conhecido comercialmente como Atenol ou Tenolon e outros medicamentos Anti-hipertensivos podem ser Lisinopril, Captopril, Concor ou Propranolol.

O uso concomitante do Iohexol e de bloqueadores beta-adrenérgicos pode resultar em um limiar mais baixo para reações de contraste, aumento do risco de reação ao contraste mais grave, eficácia reduzida ao tratamento bem como reação de hipersensibilidade.

O uso simultâneo de atenolol e fingolimode pode resultar na diminuição da frequência cardíaca ou da condução atrioventricular, o que pode resultar em grave bradicardia ou ainda bloqueio do coração.

Características Farmacológicas

Ao subscrever, concorda com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies, bem como os Termos e Condições de Utilização do INDICE® e compreende que pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento.

O atenolol foi benéfico para ambas as variáveis, subjetivas (ataque de angina ou consumo de gliceril trinitrato) e objetivas (teste de esforço), e foi considerado ao menos tão bom quanto outros betabloqueadores e outras classes de fármacos para angina estável e instável.

Antes de usar Atenolol​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver mais de 60 anos, doenças ou problemas nos rins, coração ou tireoide, problemas pulmonares como asma ou falta de ar, diabetes ou níveis baixos de açúcar no sangue, tiver historial de angina no peito ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Laboratórios & Importadores

Laboratórios & Importadores

O atenolol foi benéfico para ambas as variáveis, subjetivas (ataque de angina ou consumo de gliceril trinitrato) e objetivas (teste de esforço), e foi considerado ao menos tão bom quanto outros betabloqueadores e outras classes de fármacos para angina estável e instável.

É provável que a ação do atenolol na redução da frequência e contractilidade cardíacas faça com que ele se mostre eficaz na eliminação ou redução dos sintomas de pacientes com angina.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Qual o nome original do atenolol?

Hexal. ATENORESE – anti-hipertensivo – hipertensão arterial – comprimido (ATENOLOL 100 mg + clortalidona 25 mg). Hexal.

Que remédio pode substituir o atenolol?

Medicamentos Similares do Atenolol
  • Atensiol 25mg, caixa com 30 comprimidos. Similar. ...
  • Atensiol 100mg, caixa com 30 comprimidos. Similar. ...
  • Atensiol 50mg, caixa com 30 comprimidos. Similar. ...
  • Atenobal 100mg, caixa com 30 comprimidos. Similar. ...
  • Atenobal 25mg, caixa com 30 comprimidos. Similar. ...
  • Atenobal 50mg, caixa com 30 comprimidos.

Para que serve atenolol e clortalidona?

Atenolol + Clortalidona 50/12,5mg Genérico Medley 60 Comprimidos contém 2 ingredientes ativos, que reduzem a pressão arterial quando usados continuamente. O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação. A clortalidona aumenta a quantidade de urina produzida pelos rins.

Qual é o princípio ativo do Atenolol?

CaracterísticasMais 5 linhas

Qual a substância ativa do Atenolol?

O Atenolol (substância ativa) é um bloqueador beta-1 seletivo (isto é, age preferencialmente sobre os receptores adrenérgicos beta-1 do coração), no entanto, a seletividade diminui com o aumento da dose.

Qual a classe do atenolol?

29122-68-7 Atenolol/Número CAS

Qual é a contra indicação do Atenolol?

ATENOLOL, ASSIM COMO OUTROS BETA-BLOQUEADORES, NÃO DEVE SER USADO NOS SEGUINTES CASOS: PACIENTES COM CONHECIDA HIPERSENSIBILIDADE AO ATENOLOL OU A OUTROS COMPONENTES DA FÓRMULA; BRADICARDIA; CHOQUE CARDIOGÊNICO; HIPOTENSÃO; ACIDOSE METABÓLICA; DISTÚRBIOS GRAVES DA CIRCULAÇÃO ARTERIAL PERIFÉRICA; BLOQUEIO CARDÍACO DE ...

Qual é o efeito do Atenolol?

O Atenolol é um medicamento da classe dos beta-bloqueadores e seu principal efeito é a redução dos batimentos cardíacos, mas não para Ansiedade propriamente dita e sim para pacientes com Insuficiência Cardíaca e Doença Coronariana.

Qual é o melhor propranolol ou atenolol?

Qual é o melhor? Atenolol e propranolol são medicações da mesma família. Porém o atenolol é mais moderno, apresenta menos efeitos colaterais e necessita de menos tomadas no dia do que o propranolol. Não recomendo a troca, a não ser com a concordância do seu médico e com as orientações quanto a dose.

Qual é o genérico de Ablok?

Atenolol Geolab 50mg, caixa com 28 comprimidos.

Quais os aspectos farmacocinéticos do atenolol?

Farmacocinética. É rápida e completamente absorvido, com concentração plasmática mais ou menos de uma a três horas após a ingestão. Tem metabolização hepática e seu principal metabólito, o 4-hidroxipropanolol, tem meia-vida de até sete horas. Tem excreção renal.