Cury acrescenta, ainda, que o objeto museológico é o elemento estruturador de uma exposição, seja para quem a concebe, seja para quem a visita e, portanto, deve ser enfatizado, em detrimento de outros recursos museográficos74.
O que faz o museógrafo? Quest.: 1 Profissional responsável pela grafia dos objetos. Profissional responsável pela conservação dos objetos no espaço expositivo. ... Profissional responsável pela adequação climática dos objetos nos espaços expositivos.
Já a museografia, estuda os aspectos técnicos do museu, ou seja, a instalação das coleções, o clima, a arquitetura do edifício, os aspectos administrativos e demais atividades de rotina ao universo dos museus. A museografia é, portanto, uma atividade técnica e prática.
Museologia é uma ciência que examina a relação entre o homem e a realidade e se materializa no fenômeno museu. A partir da década de 1960, a museologia passou a ser progressivamente considerada como um campo científico de investigação do real e também como uma disciplina independente.
II e III III e IV I, II e III I, II e IV I e III 9a Questão (Ref.: Pontos: 1,0 / 1,0 Como o movimento da Nova Museologia (1982) percebeu os museus? Museus como depósito de objetos com valor testemunhal.
A Nova Museologia é um movimento de larga abrangência teórica e metodológica, cujos posicionamentos são ainda centrais para uma efetiva renovação de todos os museus do século XXI.
Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum.
O termo “curador” deriva de “curar” e significa “aquele que zela e cuida de alguma coisa e a ela dá atenção”. Etimologicamente, a palavra “curadoria” tem origem no termo latino “curator”, que quer dizer “aquele que tem cuidado e apreço”.
O que é curadoria de arte? A curadoria de arte é uma profissão exercida por um curador, responsável por selecionar e gerenciar: coleções de arte (variando desde pinturas e esculturas até artes digitais); patrimônio histórico e cultural de museus, galerias, etc.
Curadoria de conteúdo consiste em pesquisar, selecionar e compartilhar materiais relevantes sobre determinado assunto ou área de interesse, disponibilizando-os em meios como newsletters e redes sociais.
Em breve resumo, competirá ao curador, independentemente de autorização judicial, representar o curatelado nos atos da vida civil, receber as rendas e pensões, fazer-lhe as despesas de subsistência, bem como as de administração, conservação e melhoramentos de seus bens.
Nos termos da lei, o cônjuge ou companheiro será preferencialmente o curador do outro, desde que não estejam separados judicialmente ou de fato. Se não houver cônjuge ou companheiro, dá-se preferência ao pai ou mãe. E, na falta dos genitores, será nomeado curador o descendente mais apto e mais próximo ao curatelado.
I. Com a morte do curatelado, extingue-se a curatela e, por conseqüência, a figura do curador, que deve, entretanto, prestar as contas da sua administração e responder pelos prejuízos caso se prove que houve má administração dos bens e dos recursos do interditado. PROCESSUAL CIVIL.