EQST

Qual O Conceito De Priplo Africano?

Qual o conceito de périplo africano?

O Périplo Africano foram diversas viagens feitas pelos portugueses nos séculos XV e XVI na tentativa de descobrir uma alternativa para chegar às Índias, na época das Grandes Navegações. ... Durante esse período passaram pela costa africana, onde constituíam feitorias com fins comerciais.

O que foi denominado pelos portugueses de périplo africano?

Périplo Africano é o nome de uma série de viagens realizadas pelos portugueses no século XV, inicialmente pelo Mar Mediterrâneo, mas sobretudo pela costa da África. O objetivo era encontrar um caminho alternativo para chegar às Índias e poder trazer os produtos sem ter que comprá-los em Gênova ou Veneza.

Qual foi o 1º ponto de chegada dos portugueses na África quando chegaram E o que se entende por périplo africano?

O feito teve início em julho de 1497, quando Vasco da Gama partiu de Portugal – na época sob o reinado de D. Manuel I – com sua frota. Pela rota do Cabo e após algumas paradas no continente africano, chegaram a Calicute, na costa ocidental da Índia, no ano de 1498. Estava consolidado o périplo africano.

Por que os portugueses contornaram a África?

Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente. ... Essas navegações pelos mares permitiram uma série de descobrimentos entre 1415 e 1543.

Como foi o tráfico negreiro no périplo africano?

Tráfico negreiro no Périplo Africano A escravidão era praticada há muito tempo entre os africanos – e os árabes já negociavam escravos negros em todo Mar Mediterrâneo desde o século VIII. Mas com a introdução do ferro e do cavalo pelos portugueses, o comércio escravista aumentou muito na África.

O que os portugueses buscavam na África no período colonial?

Em 1482, os portugueses capitaneados por Diogo Cão, aportaram em Angola com a intenção de buscar metais preciosos e escravos, também buscavam um caminho para as Índias.

Como foi a chegada dos portugueses na África?

O primeiro lugar que os portugueses chegam no continente africano foi em Ceuta, no Norte, em 1415. Em princípio estabeleceram comércio com os povos da região. ... Os portugueses chegam na ilha de São Tomé em 1470, que logo tornou-se um entreposto comercial para estabelecer relações com o Reino do Congo.

Como os portugueses conseguiu dominar quase todo o litoral africano?

Com a conquista de Ceuta, ocorrida em 1415 sob comando do rei João 1o, o reino português estabeleceu sua primeira posse em solo africano e passou a ter relativo controle sobre o Estreito de Gibraltar, o canal que separa Espanha e o norte da África (hoje, Marrocos), na entada do Mar Mediterrâneo.

O que os portugueses traziam da China?

Os Portugueses traziam ainda do Oriente prata, cobre, pérolas, coral, para além de imaginária, mobiliário, ourivesaria, prataria, laca (Japão), madrepérola, marfim, sândalo (de Timor), entre outras madeiras preciosas (teca, sissó...), seda e outros tecidos preciosos, porcelanas e olaria (da China, por exemplo), couros ...

O que os portugueses traziam da Índia?

Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc. ... Mas com a introdução do ferro e do cavalo pelos portugueses, o comércio escravista aumentou muito na África.

O que foram as feitorias instaladas pelos portugueses?

Feitoria era um local, fortificado ou não, geralmente próximo a um porto. Funcionavam como entreposto comercial nas colônias das potências europeias na época da expansão marítima. ... Em muitas ocasiões, essas mesmas feitorias, serviam ainda como sede do governo das comunidades do local.

O que foi o sistema de feitorias?

- Era um dos postos avançados do império colonial português, representando ao mesmo tempo os interesses político-militares da Coroa e os interesses comerciais da nação. Muito comumente era conhecida como Feitoria da Fazenda Real.

Como os escravos eram capturados no continente africano?

Os africanos obtidos para escravidão eram prisioneiros de guerra revendidos ou eram capturados em emboscadas elaboradas pelos traficantes. ... Os africanos vinham nos tumbeiros aprisionados em péssimas condições nos porões dos navios em viagens que se estendiam de 1 a 2 meses.

O que os portugueses buscavam nas expedições?

Comércio e escravidão Em suas expedições à África, a coroa portuguesa buscava jazidas de ouro e praças de comércio de especiarias e escravos. Quando era necessário, alguns portugueses adentravam o território, buscavam os centros comerciais, fundavam feitorias, mas nunca estabeleciam um domínio político-militar.

O que os portugueses buscavam nas navegações?

Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.

Como foi o início da escravidão na África?

As pessoas se tornavam escravas na África principalmente em razão das guerras: membros de tribos rivais eram reduzidos à condição de cativos, ou seja, escravos. As guerras se davam entre os diversos reinos africanos e, também, por meio dos conflitos que ocorriam entre as diferentes etnias africanas.