De acordo com os PCN, o ensino de História é portador da possibilidade de levar o aluno a estabelecer relações e produzir reflexões sobre culturas, espacialidades e temporalidades variadas através da construção de noções que contemplem os seus valores e os de seu grupo, desenvolvendo para isto relações cognitivas que o ...
O ensino de Geografia do 1º ao 5º ano deve se apoiar em saídas de campo, leitura de textos de todos os gêneros e na produção e interpretação de mapas. reportagens! O homem do século 21 revê o seu relacionamento com o meio ambiente e estuda as consequências de sua interação desmedida com a natureza.
A Geografia nas séries iniciais deve permitir que o aluno compreenda e saiba fazer a leitura de mundo criticamente, percebendo a sua relação com o meio em que vive, e contemple conteúdos significativos, que fazem parte do cotidiano deste aluno.
O ensino de Geografia deve se desenvolver impulsionado pela sensibilidade e pela urgência de aliar o conhecimento científico e tecnológico a uma nova perspectiva de produção material da vida, pautado no respeito aos seres humanos e à natureza, e principalmente, vinculado a vivência dos estudantes e seu entorno.
A importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação. ... Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.
No princípio do século XXI torna-se cada vez mais necessário ensinar Geografia de forma crítica e relacional buscando formar cidadãos conscientes e autônomos, capazes de identificar e dispostos a transformar as grandes desigualdades sociais que ainda persistem.
Foram utilizados os seguintes métodos: Levantamento bibliográfico em artigos, livros, monografias, dissertações e teses, que deram sustentação teórica para a temática proposta; coleta de dados: nessa etapa foi realizado o trabalho de campo, ou seja, a partir de uma investigação, por meio de aplicação de questionários, ...
Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico.
A pesquisa enfatiza questões contemporâneas do ensino da geografia a partir das diferentes linguagens para uma melhor metodologia que valorize a educação básica, numa perspectiva da educação geográfica do educando, tendo como objetivo geral refletir e propor métodos que favoreçam um ensino onde seja possível educador e ...
Metodologia não se confunde com método, pois é composta de um conjunto de práticas, estratégias didáticas e uso de uma diversidade enorme de recursos didáticos.
Dessa forma, o professor pode usar o recurso didático para preparar, melhorar ou aprimorar a aula que será dada. São exemplos de recursos didáticos: artigos, apostilas, livros, softwares, sumários de livros, trabalhos acadêmicos, apresentações em PowerPoint, filmes, atividades, exercícios, ilustrações, CDs, DVDs.
A metodologia consiste nos métodos escolhidos pelo professor para orientar o aprendizado do aluno, ou seja, nos caminhos que ele escolherá para conduzir a aula.
Os recursos midiáticos são instrumentos que servem para aumentar a eficiência da aprendizagem, motivando os alunos em relação às novas tecnologias. Segundo (SILVEIRA, 2008) , a sociedade contemporânea é caracterizada pela diversidade de linguagens, devido a constante inserção de meios de comunicação.
Os recursos didáticos são ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.
Os recursos didáticos são métodos pedagógicos que devem ser empregados no ensino de algum conteúdo ou transmissão de informações, fazendo com que o ensino torne-se eficaz com o uso adequado de cada um deles, porém todas essas questões e necessidades existentes no campo educacional, veio decisivamente contribuir para o ...
Assim, a utilização de recursos didáticos alternativos serve para que o aluno descubra seu próprio mundo, esclareça suas dúvidas, valorize o ambiente que os cerca e entenda que não é apenas com materiais previamente preparados, que muitas vezes não condizem com as suas realidades, e adquiridos pela escola que irá ...
No Ensino de Geografia podemos destacar alguns recursos didáticos específicos, tais como o jornal, os filmes, o globo terrestre, giz, livro didático, maquete, aula de campo, mapas e também a tecnologia que está cada dia mais presente na sala de aula.
Para uma correta alfabetização cartográfica, é adequado o conhecimento dos seus principais fundamentos, a saber: o título, a escala, a orientação, a legenda e as projeções cartográficas. Todos esses itens precisam ser trabalhados um a um, com realização de atividades e sanação de dúvidas.