Como ocorreu - A Sabinada foi uma revolta que aconteceu na Bahia e teve a duração de um ano, ocorreu entre 1837 e 1838. ... E ocorreram mais de 2 mil mortes durante essa revolta. Mais de 3 mil revoltosos foram presos e os líderes da Sabinada foram perseguidos e capturados pelas forças militares.
Início da revolta A revolta recebeu o nome de Cabanagem porque a maioria dos rebelados era pobre e morava em cabanas nas margens dos rios. Muitos eram indígenas e mestiços, e eram chamados de cabanos. ... Havia muita pobreza, violência e fome. Os comerciantes e fazendeiros, por sua vez, estavam descontentes com a Regência.
Revolução Farroupilha, foi uma revolta separatista iniciada no Rio Grande do Sul (de 1835 a 1845), durante o Período Regencial. ... Essa revolta, que contou com nomes como Bento Gonçalves e David Canabarro, foi a maior revolta provincial de todo o período monárquico brasileiro, pois teve duração de 10 anos.
O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.
Essa revolta tinha como grandes objetivos aumentar importância do Pará no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza em que estava o povo da região, cuja maior parte morava em cabanas de barro (daí o nome da revolta).
A importância da cabanagem foi importante pelo fato de ser uma aspiração social, luta contra o governo autoritário em Belém e alguns queriam que o espírito revolucionário em Belém que expulsou a tropas portuguesas, continuassem e assim libertassem o Grão-Pará da opressão que vivia.
No ano de 1835, os cabanos ocuparam a cidade de Belém (capital da província) e colocaram na presidência da província Félix Malcher. ... Revoltados, os cabanos mataram Malcher e colocaram no lugar o lavrador Francisco Pedro Vinagre (sucedido por Eduardo Angelim).
Pedro I abdicar do trono do Brasil, em 07 de abril de 1831, seu filho, Pedro II, sucessor direto, tinha apenas cinco anos e quatro meses de idade, enquanto a Constituição de 1824 determinava que, para assumir o cargo, o imperador precisaria ter pelo menos 21 anos completos.
Os cabanos organizam-se e resistem às forças de Grenfell, que deixa o Pará, e também se colocam em oposição às autoridades locais. Batista Campos volta para a capital da província e já se destaca como uma das principais lideranças.
Em janeiro de 1835, tropas de cabanos conquistaram a cidade de Belém (capital da província) e mataram várias autoridades do governo, entre elas o presidente da província. Os cabanos tomaram o poder, mas tiveram grande dificuldade em governar.
Joaquim Marques Lisboa
É considerado o autor intelectual do movimento da Cabanagem. Foi ele quem alimentou a resistência dos chamados Cabanos ao presidente da Província, Sr lobo de Sousa. Em consegquência de suas posições, teve de refugiar-se no interior da Província, para escapar as perseguições do Governo.
Cabanagem
As disputas políticas e territoriais, motivadas pelas elites do Grão-Pará; as elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província; descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará; os cabanos, por sua parte, queriam melhores condições de vida e trabalho.
O Período Regencial teve início após D. Pedro I abdicar do trono brasileiro em 1831. Como o filho dele não poderia assumir o trono por ter apenas cinco anos, foi feita uma transição em que o país foi governado por regentes.