A duração do ciclo plantio/colheita em solo é de 60-90 dias no outono e no verão 21 a 30 dias.
É conveniente da ruma boa rega imediatamente depois da transplantação e outra alguns dias depois para assegurar um bom pegamento das plantas. Por razões sobretudo de ordem sanitária, a rega deve fazer-se preferencialmente de manhã, de modo que as folhas tenham tempo suficiente de secar antes do início da noite.
Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
Regue sempre nas horas de sol fraco, no início ou final do dia, assim você evita queimaduras. Para ter uma rega mais uniforme, use um gotejador! Evite molhar as folhas, a água deve ser aplicada diretamente na terra para evitar aparecimento de fungos.
No ralo do chuveiro ele utiliza uma bomba de aquário para direcionar a água para uma caixa d'água (localizada na laje do térreo da residência), onde é tratada com o mesmo sistema da Sabesp, o sulfato de alumínio, para retirar todo o sabão fazendo todas as impurezas decantarem, e finaliza o tratamento com cloro.
Uma vez a água captada das calhas ou da máquina de lavar e dentro de um reservatório primário, é acrescentado o Sulfato de Alumínio, químico capaz de condensar e flocular as menores impurezas de calha e consequentemente concentrar o sabão dissolvido na água, pasta de dente e outros itens de higiene, com o sabão ...
Caso você tenha uma plantação mais caseira, existe uma opção mais simples: uma mistura de óleo mineral e água. A solução é feita com cerca de 0,5% a 1% de óleo mineral em relação ao volume de água. Exemplo: para cada 10L de água, será adicionado de 50ml a 100ml de óleo mineral.
A fumagina é uma doença que ocorre em vegetais, que tem como causa o desenvolvimento de fungos de coloração escura, sobre substâncias excretadas pelos pulgões. A fumagina não está associada ao inseto, é um fator indireto. Afecta as plantas provocando a diminuição da fotossíntese, da respiração e transpiração.
Junte 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta picante e 1 litro de álcool. Deixe a mistura descansar por sete dias. Em seguida, adicione ao preparo 250 gramas de sabão neutro ou detergente em 10 litros de água.